O grupo Help! — banda de tributo aos Beatles — é o convidado internacional das Festas da Cidade de Coimbra. O espetáculo realiza-se no dia 5 de julho, a partir das 21h30, no Jardim da Sereia e tem entrada gratuita. A banda eslovena junta-se a nomes portugueses como Nena (30 junho), Carminho (1 de julho), Paulo Gonzo (3 de julho), Bárbara Tinoco (7 de julho) e Fingertips (8 de julho).
Nas restantes noites, o destaque vai para grupos e músicos de Coimbra. Os primeiros convidados são os Pensão Flor que, no espetáculo de 2 de julho, vão dar a conhecer o terceiro disco de originais “A Cidade”. Um trabalho com a participação de Rui Damasceno, textos de Nuno Camaneiro, músicas e letras de Tiago Curado e Vânia Couto.
No Dia da Cidade, 4 de julho, terá lugar o concerto “Tudo Isto é Coimbra”, criado propositadamente para o evento. Este espetáculo irá juntar os músicos da cidade Bruno Costa, António Ataíde, João Farinha e Francisco Costa e os grupos conimbricenses Cordis, Orquestra Clássica do Centro e Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra. Ao todo, e em cima do palco, vão estar 85 músicos de Coimbra.
A 6 de julho será a vez da apresentação de “Cidade de Canções e Emoções”, um projeto apoiado pelo Orçamento Participativo da Câmara de Coimbra, que junta, entre outros, André Sardet, José Rebola, Pedro Ferreira e Tiago Nogueira. “É uma programação eclética e abrangente, que procura agradar a todas as faixas etárias e atrair também visitantes e turistas”, realçou, na apresentação, o vice-presidente da autarquia Francisco Veiga.
“É um gosto trazer temas da cidade, compostos por artistas da cidade, contemporâneos e outros que não o são, como Carlos Paredes, António Portugal ou José Afonso”, vincou o artista conimbricense Bruno Costa que participa no concerto “Tudo Isto é Coimbra”, congratulando-se pelo facto de o município ter “o cuidado de trazer músicos da cidade no Dia da Cidade”.
José Manuel Silva, presidente da Câmara de Coimbra, realçou o facto da autarquia estar a procurar “fazer mais e melhor, gastando o mesmo”. “Queremos manter ou elevar a qualidade, diversificando e aumentando a quantidade dos eventos que vamos produzindo”, salientou. Todos os espetáculos têm entrada gratuita.