A banda lisboeta Safari Zone é a grande vencedora da terceira edição do Festival Metamorfose. A final teve lugar no dia 22 de setembro e também contou com a participação dos grupos Bombazine, Raiva Rosa e EN1. O grupo vencedor teve a oportunidade de levar para casa o primeiro prémio da terceira edição do festival, que se traduz no montante de 1500€.
No dia 15 de setembro, durante a semifinal que ocorreu no contexto do Pangeia — Festival da Juventude do Município de Soure, foram atribuídos o terceiro e quarto lugar aos grupos Raiva Rosa e EN1, respetivamente. Já o grupo Bombazine, também natural de Lisboa, assegurou também o pódio, tendo ficado em segundo lugar.
A banda Safari Zone foi criada em 2021 e é constituída por cinco pessoas. Tem como principais instrumentos, além da voz, o teclado, a guitarra, o baixo e a bateria. O seu repertório incide sobretudo no âmbito do rock psicadélico e alternativo, tendo lançado este ano o seu mais recente EP, intitulado de “This World is an Anteater”.
O Festival Metamorfose é coorganizado pela Academia de Música de Coimbra e a Câmara Municipal de Soure. Estas duas entidades fazem um balanço positivo da mais recente edição do evento, considerando-a “um incentivo para o regresso em 2024”. Expressam ainda que estão “profundamente orgulhosos desta iniciativa” que consideram ser um impulso para a inovação e crescimento “da cultura musical portuguesa”.
O Festival Metamorfose surgiu em 2021 pelas mãos da Academia de Música de Coimbra de forma a dar visibilidade a projetos emergentes no âmbito da música. A iniciativa adota como principal missão “estimular a criatividade artística e musical”, de forma a dar ferramentas e aconselhamento aos que estão a começar as suas carreiras no mundo artístico.