A Baixa de Coimbra não vive só de comércio, mas também de arte. É através da música que pretende unir a comunidade. O coro BAIXaVOZ é um dos vários projetos do colectivo Há Baixa que leva a cabo essa missão. “É um coro que procura ‘tomar o pulso’ ao coração da cidade e procurará acolher habitantes, comerciantes e visitantes de todas as idades, condições sociais, tradições culturais, cores e géneros”, revela Catarina Pires, coordenadora e diretora artística.
Engane-se que só quem sabe cantar com a afinação no ponto é que pode fazer parte do BAIXaVOZ. Seja afinado ou desafinado, todas as pessoas podem participar, desde que gostem de música e que tenham vontade de se juntar ao projeto. O coro é uma miscelânea de vozes. Há quem tenha mais de 50 anos, mas há quem esteja também na casa dos 20. “Até ao momento nota-se um grande entusiasmo de todos os participantes e uma boa adesão.”
Com a arte musical no comando, no BAIXAaVOZ a aprendizagem é feita através da partilha, dando palco à voz como instrumento musical. “Aprende-se o processo que implica a troca de conhecimentos para a co-criação coletiva, o rigor de usar a voz para cantar em uníssono polifónico (ouvir-se e ouvir o outro), percebe-se o empenho e a dedicação que exige o trabalho artístico/criativo.”
Apesar de ainda estar no início de uma caminhada que vai culminar com um espetáculo final, o coro tem uma ambição: criar um cancioneiro contemporâneo da baixa de Coimbra. “Deseja-se criar repertório original, incluir contributos geográficos, culturais e emocionais diversos, integrar tradições musicais desde sempre presentes na Baixa (crúzios de Santa cruz, comunidades judaicas e estudantes vindos de todos os cantos do mundo), misturar sons, vozes e género.
BAIXAaVOZ tem direção musical de Luís Pedro Madeira e Catarina Moura, com consultoria do músico Carlos Alberto Augusto na composição. Os ensaios são semanais, à segunda-feira e em horário pós-laboral, no Teatro da Cerca de São Bernardo. Quem quiser participar, pode inscrever-se de forma livre e gratuita através do email habaixacoimbra@nullgmail.com ou do número de telemóvel 968 610 865.
O coro BAIXAaVoz pretende, assim, “pôr a baixa nas ‘bocas de muitos’ criar conhecimento sobre as diversas comunidades que habitam e trabalham na baixa e das suas tradições musicais e culturais.”