No próximo domingo, 16 de abril, o eixo pedonal que liga o Largo da Portagem à Rua Visconde da Luz, em Coimbra, vai acolher a primeira edição da “Montra das Artes & Ofícios”. A iniciativa pertence ao Município de Coimbra e tem como objetivo “dar continuidade à estratégia cultural de divulgação, de promoção e de salvaguarda do património cultural material e imaterial de Coimbra e da região, nas suas diferentes práticas e expressões artísticas”.
Com a parceria da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), CoimbraMaisFuturo e Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património (CEARTE), na zona central da Baixa de Coimbra vão estar representadas áreas tradicionais como a cestaria, a cerâmica, a tecelagem de Almalaguês, o trabalho em elementos vegetais (esteiraria de Arzila) e a construção de instrumentos musicais de raiz coimbrã, entre outros.
Cruzar a tradição com a contemporaneidade na criação de produtos originais, através de novos criadores e de artistas e a aposta no trabalho ao vivo, com demonstração das várias fases de produção de uma peça artesanal, com assinatura em nome próprio, constituem outros dos destaques da iniciativa.
A “Montra das Artes & Ofícios” garante, desta forma, a animação em espaço público de elevado interesse patrimonial e histórico, lançando o convite para a visita de cidadãos (locais e turistas) à Baixa da cidade, desde abril até dezembro (aos terceiros domingos do mês), entre as 9 e as 19 horas.
O evento dirige-se a artesãos, artistas, empresários (a título individual ou coletivo), associações e instituições particulares de solidariedade social (IPSS) que desenvolvam projetos na área das atividades artesanais e artísticas. Depois de 16 de abril, a “montra” terá lugar nos dias 21 maio; 18 junho; 16 julho; 20 agosto; 17 setembro; 15 outubro; 19 novembro e 17 dezembro.