Powered by CIM|RC

cultura

Atenção, Coimbra: Gelataria Doppo estreia exposição e gelado com novo sabor

Catarina Parente é a convidada de agosto do projeto Piccolino. Inauguração está marcada para as 17 horas de 5 de agosto.
Foto Rui Pedro Martins.

A Gelataria Doppo em Coimbra estreia no dia 5 de agosto, pelas 17 horas, uma nova exposição no âmbito do projeto Piccolino. A mostra é da autoria da artista Catarina Parente e pode ser conhecida até 1 de setembro no horário de expediente da loja, situada na Praça do Comércio em Coimbra.

A inauguração desta exposição significa o lançamento do novo gelado exclusivo para o período de exposição: o sabor desenvolvido para este mês pelo mestre gelateiro Fernando Castelo Branco é Stracciatella de Sésamo.

Catarina Parente nasceu em 1991 na cidade de Coimbra. Na sua biografia, é dito que a artista “perturba o repouso do espaço com fluidez”. “Parece concordar com a afirmação do poeta brasileiro Manoel de Barros que diz que o “quintal é maior do que o mundo”. “É justamente do quintal da artista que germina um universo de ferramentas para o seu desenho. Estas que nos permitem ver a linha na sua obra. Catarina faz de folhas, penas ou sementes de jacarandá os seus pincéis”, refere.

Usando o cabo de macramé e o pelo de trigo, Catarina Parente “condensa todo o misticismo de seu quintal” através da criação de “um objeto que parece absorver o ruído de insetos, o frescor das hortênsias e, claro, toda a inquietação de sua mente”. O resultado de todo este trabalho criativo poderá ser conhecido na sala de exposições da Gelataria Doppo.

Com a curadoria de Adolfo Caboclo e a coordenação de Carlos Júlio, o projeto Piccolino nasceu “da provocação, da evocação do gesto curatorial no ambiente da gelataria Doppo”. “Neste cenário gastronómico, apresentam-se incontáveis aromas, sabores, cores e texturas com as quais concluímos que não seria possível qualquer tipo de narrativa artística sem um foco sensorial específico”, explicam.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Praça do Comércio, 9
    3000-116 Coimbra
  • HORÁRIO
  • Domingo a quarta-feira entre as 10 horas e as 20 horas
  • Quinta-feira a sábado entre as 10 horas e as 24 horas

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA