Gosta de cantar e tem um projeto, a solo ou em grupo, com condições para se tornar uma nova estrela no mundo da música? Esta pode ser a sua oportunidade. Até 15 de setembro, pode candidatar-se o seu projeto para um dos showcases previstos para o período entre 20 e 24 de outubro no âmbito do Festival MATE, em Coimbra.
As candidaturas podem ser feitas por grupos ou artistas de todos os estilos musicais, desde que tenham pelo menos um EP lançado. Pode fazer a inscrição através do site do festival. Os cinco artistas emergentes vão participar nos workshops de capacitação, nas sessões de mentorias e apresentar-se ao vivo a um público composto essencialmente por profissionais da indústria da música de Portugal e de outros países do mundo.
Liderado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, este projeto é cofinanciado pelo Programa Europa Criativa e decorrerá durante os meses de setembro e outubro em três cidades europeias. Além de Coimbra, decorre em Santiago de Compostela (Espanha) entre 21 e 23 de setembro e Tessalónica (Grécia) entre 5 e 7 de outubro.
Fomentar o inter-conhecimento, capacitação, tutoria e estabelecimento de negócios no âmbito das Indústrias Culturais e Criativas (ICC) é o objetivo de um projeto que tem a música como foco principal e que aposta na transversalidade e na inclusão, na diversidade e na igualdade de género, preservação do ambiente e sensibilização para as alterações climáticas.
Ao longo de cinco dias, estão agendados espetáculos com músicos de várias nacionalidades. Além dos concertos, há ainda palestras, sessões de mentoring e lançamentos de livros. O festival quer centrar-se nas indústrias criativas, com especial destaque para o setor da música e é pensado para profissionais, artistas, criativos, empreendedores, marcas, estudantes do universo da indústria da música/cultural e público em geral.
Hub Criativo Lufapo, Museu Nacional de Machado de Castro, Convento São Francisco e Salão Brasil são alguns dos espaços onde irão decorrer as iniciativas que permitirão a circulação por diferentes espaços e zonas da cidade desde a Alta, Baixa e Santa Clara. Nesta circulação entre os vários locais será possível assistir a disciplinas artísticas.