Todos os anos, a associação Lousitânea — Liga de Amigos da Serra da Lousã convida todos a visitarem a Aigra Nova, no contexto do festival cultural AigraCultura, uma iniciativa que pretende mostrar o melhor da aldeia, através da realização de diferentes atividades. Aigra Nova é uma aldeia antiga, na Serra da Lousã, com poucos habitantes e conhecida pelas tradicionais casas de pedra que fazem parte da rede Aldeias de Xisto.
Esta edição está marcada para o próximo domingo, 8 de setembro, com o objetivo de dar a conhecer as tradições e cultura locais, “proporcionando uma experiência única e uma aproximação ao que é o dia a dia de uma aldeia serrana”, salienta a organização. Este ano, os visitantes poderão participar num atelier gratuito para fazer a própria colher de pau, provar o melhor da gastronomia com o festival das sopas e conhecer a exposição fotográfica de Carmen Sérgio. O recinto abre pelas 10 horas.
A animação musical estará a cargo do Grupo de Concertinas das Cortes. Também haverá algumas bancas de artesanato e doçaria tradicional, da responsabilidade da Foliola — Filhós d’Góis. Para participar no evento, basta inscrever-se através do email (lousitanea@nulllousitanea.org) ou número (969 847 852).
Aigra Nova é uma das 27 aldeias pertencentes às Aldeias de Xisto que, ao longo dos anos, têm ganho cada vez destaque quer a nível nacional como internacional. Este ano, foram reconhecidas pelo “The Washington Post” como um dos 12 destinos para “onde viajar em 2024, sem multidões”. Todas são conhecidas encostas das montanhas, entre vales pitorescos e rios serpenteantes.