Powered by CIM|RC

cultura

A nova exposição que exibe artigos e músicas proibidas pelo Estado Novo

A iniciativa é da Biblioteca Municipal de Coimbra e pretende celebrar os 50 anos da revolução. Estará em exibição até ao dia 28 de abril.
Já pode visitar.

A documentação dos factos históricos pode ser feita de diversas formas, mas uma das mais recorrentes é através da fotografia e textos antigos. Sob este mote, a Biblioteca Municipal de Coimbra apresenta a sua nova exposição temporária. Desta vez, será retratado o 50.º aniversário do 25 de abril, revolução que devolveu a liberdade aos portugueses e continua a ser um tema atual. 

A exposição “Ditadura, Revolução, Democracia – 25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário” vai estar disponível até ao dia 28 de abril e conta com diversos registos, desde artigos escritos a letras de músicas, censuradas durante o Estado Novo. O arquivo inclui ainda fotografias e publicações periódicas sobre o 25 de abril. 

Além destes registos, pode ouvir “as vozes que cantaram a liberdade”. Como por exemplo, José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Sérgio Godinho, José Fanha, José Jorge Letria, Samuel, Ondina, Manuel Corgas, Fernando Tordo, Tonicha, Maria da Glória, Luís Cília.

A montra foi inaugurada na passada segunda-feira, dia 26 de fevereiro, num evento gerido pela Rede Intermunicipal de Bibliotecas de Coimbra, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares. Contou ainda com a presença do presidente do município de Coimbra, José Manuel Silva.

A exposição vai estar disponível em 19 outros municípios: Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares. 

 

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA