Parte da expressão cultural de um país, está na arte e artesanato criados. É inegável que Portugal é rico nos mais variados tipos de artistas e artesão e são muitas as técnicas utilizadas, passadas de geração em geração, tais como a cerâmica, a azulejaria, a costura, entre outras.
Numa homenagem a quem dedica a vida às artes manuais, o Teatro Municipal da Lousã vai receber um espetáculo especial, e bastante original, no dia 14 de dezembro. “Maços e Martelos” é um concerto, composto por um quarteto de percussão e voz, com projeção de vídeo e imagens sobre o tema do “Trabalho”, com sonoridades produzidas por artesãos da zona centro do País no decorrer das suas atividades.
Da atuação faz parte o quarteto português de percursionistas Pulsat Percussion Group. Criado em 2012, é constituído por quatro jovens talentos, André Dias, Nuno Simões, Pedro Góis e Renato Peneda, que já conquistaram o segundo lugar no Prémio Jovens Músicos, na categoria de Música de Câmara, Nível Superior.
Serão acompanhados, neste concerto pela soprano Ana Calheiros, que já trabalhou com os mais prestigiados maestros, como Paul Hillier, Simon Carrington, Andrew Bisantz, James Wood e Laurence Cummings. A intérprete também deu voz a inúmeras orquestras e várias personagens de ópera.
O espetáculo terá duas sessões, a primeira às 17 horas e a segunda às 21h30. Com uma produção do Centro de Artes Performativas da Lousã, o bilhete para este evento tem o valor de 6€. Os miúdos até aos 12 anos e os adultos maiores de 65 têm 50 por cento de desconto.
A composição musical desta atuação ficou a cargo de Eugénio Rodrigues. Para acompanhar estes 60 minutos de música foi feita uma uma compilação de imagens, pelo videógrafo Tiago Cerveira. O projeto tem o apoio da Direção Geral das Artes (DGArtes) e da Câmara Municipal da Lousã.