cultura

A fuga prisional mais sangrenta da história do País inspirou a nova série da RTP

"O Americano" vai contar a história de Faustino Cavaco que, com a ajuda de um gangue, aterrorizou o Algarve durante meses.
Estreia a 2 de dezembro.

No início da década de 1980, o terror que apenas se via nos filmes de Hollywood chegou ao Algarve. Os habitantes da região viveram aterrorizados por um gangue que cometeu mais de 20 assaltos a bancos. No centro estava um homem apelidado de “Doutor” e Faustino Cavaco, um mero carpinteiro que ganhou a alcunha de “O Americano”. 

O criminoso acabou por ser capturado e foi condenado a 18 anos de prisão, mas a sua história não ficou por aí. A 28 de julho de 1986, Faustino, ao lado de cinco outros presos, protagonizou a fuga da prisão mais sangrenta da história do País — matou três guardas e feriu outro.

É esta a história da nova série da RTP1, que será transmitida diariamente às segundas-feiras, pelas 21 horas, a partir de 2 de dezembro. A obra de oito episódios, que também será disponibilizada na RTP Play, é baseada em factos reais.

O título inspirou-se em “Vida e Mortes de Faustino Cavaco”, escrito na primeira pessoa pelo próprio criminoso em colaboração com o jornalista Rogério Rodrigues. “O Americano” foi realizada por Ivo M. Ferreira, que também escreveu o guião com a ajuda de Bruno Vieira Amaral e Hélder Beja.

Já o elenco da obra conta com Ivo Canelas, João Estima, Adriano Luz e Jani Zhao, atriz que tem sido um sucesso em Hollywood e que já patricipou em blockbusters como “Aquaman e o Reino Perdido”, ao lado de Jason Momoa. 

Também há participações de Adriano Carvalho, Carloto Cotta, Gonçalo Waddington, Isac Graça, João Pedro Mamede, Pedro Carraca, Vera Moura, Ana Bustorff, José Neto, Rui Morrisson e Zeca Medeiros.

Carregue na galeria e conheça algumas das séries e temporadas que estreiam em novembro nas plataformas de streaming e canais de televisão.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA