cultura

9 atividades gratuitas para fazer este fim de semana em Coimbra

Um dos destaques vai para a exposição "POSE" no Centro de Arte Contemporânea de Coimbra com obras de Andy Warhol e Vihls.
Retrato feito por Vihls faz parte da exposição "POSE".

Com o fim de semana à vista e perante a possibilidade de chover em algumas alturas dos dias, o melhor mesmo é começar a procurar atividades em locais fechados. O nosso destaque vai para a exposição “POSE” no Centro de Arte Contemporânea de Coimbra, junto ao Arco de Almedina.

Este sábado, por ser o quarto fim de semana do mês, a entrada é gratuita durante todo o dia. Se quiser conhecer melhor as obras expostas, onde é de realçar nomes como Vihls ou Andy Warhol, entre outros, está prevista a realização de uma visita guiada pelo curador José Maçãs de Carvalho, às 14h30. Ainda há lugares disponíveis, mas tem de se inscrever previamente.

Para os interessados em conhecer melhor a gastronomia da região de Coimbra, a proposta passa por uma visita ao Mercado D. Pedro V onde está a decorrer o Festival Coimbra Região Gastronómica. Cinco restaurantes, 19 produtores locais num mercado de produtos endógenos, conversas de chefs, showcookings diários com os melhores chefs da região de Coimbra, degustações comentadas de vinhos e animação musical e infantil são as propostas deste evento que começa esta sexta-feira, 24 de março, às 18 horas.

Na Science Photo Gallery do Exploratório, em Santa Clara, pode ficar a saber os “Segredos do Mar Português”. A exposição de fotografias, que pode ser visitada gratuitamente, é da autoria do fotógrafo e biólogo marinho conimbricense. O objetivo é desvendar “a riqueza que existe em águas nacionais”, desconhecida pelo público em geral.

Já na Galeria Project Room do Convento São Francisco é inaugurada este sábado, 25 de março, a mostra “ADC | Dança”. Integrada no Festival “Abril, Dança Coimbra 2023”, a exposição dá a conhecer as ilustrações realizadas para o livro com o mesmo título, escrito por Inês Fonseca Santos e ilustrado por André Letria. As propostas são variadas e para os diferentes públicos.

Não se esqueça: na madrugada deste domingo, os relógios adiantam uma hora, marcando o início do regime de verão em Portugal. Os dias passarão a ser mais longos e haverá mais horas de sol para aproveitar juntamente com o bom tempo.

Tome nota das várias propostas que escolhemos para fazer este fim de semana.

Sábado

9 horas — Feira de Velharias na Via Central (junto à Loja do Cidadão). Encerra às 18 horas.

10 horas — Abertura da Exposição “POSE” no Centro de Arte Contemporânea de Coimbra (junto ao Arco de Almedina). Encerra às 13 horas e reabre entre as 14 e as 18 horas.

11 horas — Abertura da exposição bibliográfica sobre Eugénio de Andrade na Biblioteca Municipal de Coimbra. Encerra às 13 horas e reabre entre as 14 e as 19 horas.

11h30 — Abertura do Festival Coimbra Região Gastronómica no Mercado D. Pedro V. Encerra às 23 horas.

15 horas — Inauguração da exposição “ADC | Dança” na Galeria Project Room do Convento São Francisco. Última entrada às 19h30.

Domingo

10 horas — Abertura da exposição “Segredos do Mar Português” na Science Photo Gallery do Exploratório — Centro Ciência Viva de Coimbra. Encerra às 13 horas e reabre entre as 14 e as 18 horas.

10 horas – Abertura das Feiras dos Lázaros no Largo D. Dinis, na Universidade de Coimbra, e no Largo de São João, em Celas. Encerra às 18 horas.

11h30 – Último dia do Festival Coimbra Região Gastronómica no Mercado D. Pedro V. Encerra às 23 horas.

15 horas – Abertura da exposição “Primaveras estudantis: da crise de 1962 ao 25 de Abril” no Convento São Francisco. Última entrada às 19h30.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA