O Reddit esforçou-se e finalmente conseguiu resolver um mistério que tinha começado há cerca de cinco anos. Em 2019, um utilizador partilhou uma fotografia de um pedaço de tecido no qual estavam estampados os rostos de celebridades como Jessica Alba, Orlando Bloom e Ian Somerhalder. No entanto, estava lá também uma mulher que ninguém conhecia, mas que todos queriam descobrir quem era. Agora, sabemos que se tratava de Leticia Sarda, uma ex-modelo espanhola que, graças ao site, começou a ser chamada “Celebridade Número Seis”.
Na fotografia, surgia com o cabelo pelos ombros, bochechas definidas, sobrancelhas mais carregadas e uma expressão típica de supermodelo que cativava quem olhava para ela. Inicialmente, os chamados redditors sugeriram que poderia ser a atriz Sienna Miller ou o ator River Phoenix, mas estavam, claro, enganados.
Como as identidades dos outros famosos foram encontradas rapidamente, os redditors acreditavam que o mesmo aconteceria com esta mulher misteriosa — que até poderia ser um homem mais andrógeno. No entanto, esta busca iria prolongar-se por mais meia década.
Durante este período, foi até foi criado um subreddit chamado “Celebrity Number Six” que era bombardeado diariamente com milhares de teorias vindas de diferentes partes do mundo, desde Portugal aos Estados Unidos e Japão.
Em 2024, mantinha 44 mil membros ativos e, juntos, começaram a encontrar novas informações: o tecido estava presente num catálogo de 2009 da Anttila, uma marca finlandesa, e tinha um estilo de pop art dos anos 2000 que era frequentemente usado em países como a Finlândia, Alemanha, Inglaterra, Escócia, Irlanda e Espanha. Tinha sido fabricado pela empresa Latky Mraz, que foi prontamente contactada pelos investigadores, mas não houve qualquer tipo de resposta.
Os anos passaram, mas isso não abrandou o número de publicações. Em setembro, chegaram finalmente os nomes que iriam pôr um ponto final nesta história: os utilizadores StefanMorse e IndigoRoom, que tinham editado à mão precisamente a fotografia daquele famoso tecido.
“Pegámos no tecido e fizemos com que se parecesse menos com tecido e mais com uma pessoa real. Mesmo assim, ainda parecia um desenho-animado e não uma imagem real, mas os resultados que obtivemos foram impressionantes”, escreveram na plataforma.
Os artistas pegaram na foto que criaram e colocaram-na em aplicações de reconhecimento facial e de procura por imagens online, como o Pimeyes. O resultado da pesquisa vinha sempre com o mesmo nome que, segundo o que perceberam, era de um fotógrafo. Ao analisarem o portefólio, chegaram à conclusão que se tratava de Leticia Sarda.
A espanhola foi informada deste fenómeno através do LinkedIn por uma utilizadora croata e, agora, é a nova estrela da Internet, apesar de estar longe dos holofotes desde jovem. Leticia, que tem atualmente 43 anos, saiu de Tenerife, onde cresceu, e mudou-se para Milão para trabalhar como modelo em 1997, quando tinha apenas 16 anos. Em 2009, frustrada com a carreira, decidiu regressar a Espanha.
Hoje em dia, é mãe de dois filhos, divorciada e trabalha num café. Ou seja: leva uma vida pouco entusiasmante e sem grandes luxos.
“Nunca pensei que esta coisa da Internet fosse tão grande. Tenho uma vida tranquila com os meus filhos, a minha casa, o meu trabalho. Acho que não uso saltos altos há dez anos. Sou uma mulher da praia, de calças recortadas, não uso maquilhagem, não penteio o cabelo”, disse ao jornal espanhol “El País”.
E acrescentou: “Não estou habituada a receber tanta atenção. Ficou um pouco complicado para mim. Tens de contar a tua vida e eu não faço isso. Não conto o que fiz há 25 anos. Não me apresento e digo ‘olá, sou modelo’.”
Para celebrarem a descoberta deste tesouro raro, os utilizadores do subreddit CelebrityNumberSix criaram uma angariação de fundos onde já foram arrecadados 2.205€. O dinheiro será doado, naturalmente, a Leticia.