Powered by CIM|RC

cultura

30 mil livros da Biblioteca Joanina vão ser digitalizados este ano

Este é um projeto desenvolvido pela Universidade de Coimbra e a Autoridade Literária de Sharjah. O processo arranca já em março.
O acesso será gratuito.

A partir de março, começa o novo projeto de digitalização dos livros presentes na Biblioteca Joanina. A Universidade de Coimbra irá construir a Biblioteca Joanina Digital que, até 2030, deverá ter disponíveis os cerca de 30 mil exemplares — incluindo as obras centenárias que estão guardadas no piso nobre da biblioteca. Tudo isto de forma gratuita.

Ao longo de seis anos, o objetivo é avançar progressivamente com a digitalização de 30 mil livros, que fazem parte do catálogo de dois milhões de obras. A fase-piloto arranca já em março. A primeira coleção a ser digitalizada serão as publicações sobre o Médio Oriente. Também conhecida como a Biblioteca Sultan bin Muhammad Al-Qasimi.

Todos os livros presentes têm um valor incalculável e incluem imensas obras de renome. Além de que será a primeira vez que muitas delas irão estar presentes em ambiente digital, tal como a primeira tradução portuguesa da “Teoria das Marés”, de Isaac Newton. Apesar de estarem todas disponíveis nesta plataforma, também as pode encontrar no portal do património digital Europeana.

Este é um projeto que está a ser desenvolvido em parceria com Autoridade Literária de Sharjah (SBA), que contribui com o financiamento de cerca de oito milhões de euros. O protocolo foi assinado na passada quarta-feira, dia 21 de fevereiro, entre o reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, e o presidente da SBA, Ahmed Bin Rakkad Al Ameri.

Para quem não conhece, a Biblioteca Joanina é um dos espaços que fazem parte enorme história de Coimbra. É uma das bibliotecas mais ricas e antigas da Europa, construída em 1728, em memória ao rei D. João V.

Se é fã de locais “mágicos”, carregue na galeria para conhecer os tesouros quase “escondidos” de Coimbra.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Biblioteca Joanina
    3000-233 Coimbra
  • HORÁRIO
  • Terça-feira a domingo das 9h às 16h40
  • Segunda-feira das 10h às 16h40

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA