O fim de semana está à porta e, apesar do tempo chuvoso no sábado, há muitas razões para não ficar em casa. Sozinho ou em família, ainda mais quando se assinala este domingo o Dia do Pai, as opções vão para alguns espaços fechados da cidade. E tudo a custo zero.
A primeira edição da Feira do Fumeiro realiza-se no Quartel de Santana. Nos claustros do edifício gerido pelo Comando da Brigada de Intervenção do Exército, pode encontrar 11 produtores de vários locais do País. Além dos enchidos, há espaço para o queijo, presunto e produtos comercializados por três empresas locais. A entrada é livre e, no domingo, o espaço infantil está preparado para assinalar o Dia do Pai.
Integrado na programação das sessões da hora do conto da Biblioteca Infantil/Ludoteca, tem lugar este sábado “O Conto do Pai”. A iniciativa é dirigida a miúdos entre os três e os cinco anos, desde que acompanhados de um adulto. As inscrições têm de ser feitas por email, por telefone 239 702 630 ou, presencialmente, na Casa Municipal da Cultura.
Na Praça do Mercado, em Coimbra, vai decorrer este sábado o Concurso ACIP — “O Melhor Folar e Pão de Ló de Portugal”. No sábado, um conjunto de jurados vão eleger o melhor Folar Doce, Folar Salgado e Bôlas, Pão de Ló, Pão de Ló Húmido e Inovação. A prova cega dos 117 bolos começa às 14h30 e os vencedores serão conhecidos às 17 horas.
No domingo, é possível assinalar o Dia do Pai na Praça do Comércio com uma mostra de carros clássicos. Os Montemor Sketchers (MoSk) chegam às 14h30 e convidam pais e filhos a desenhar, inspirando-se nos modelos clássicos em exposição.
Tome nota das propostas gratuitas que pode fazer este fim de semana em Coimbra.
Sábado
10 horas — Abertura ao público da Feira do Fumeiro no Quartel de Santana, em Coimbra. O espaço encerra às 20 horas.
10 horas — Abertura do Núcleo da Guitarra e do Fado de Coimbra na Torre de Anto. Encerra para almoço às 13 horas e reabre das 14 às 18 horas.
11h30 — “O Conto do Pai” na Ludoteca/Biblioteca Municipal de Coimbra. Inscrição prévia.
14h30 — Início da prova cega do Concurso ACIP — “O Melhor Folar e Pão de Ló de Portugal” na Praça do Mercado (Mercado D. Pedro V). Vencedores são conhecidos às 17 horas.
15 horas — Exposição “Primaveras Estudantis: da crise de 1962 ao 25 de Abril”, no Convento São Francisco. A última entrada é às 19h30.
16 horas — Apresentação da antologia de poemas “Beat” no CoolaBoola Colab com a presença do tradutor Adolfo Luxúria Canibal.
Domingo
10 horas — Último dia da Feira do Fumeiro no Quartel de Santana. As portas fecham às 18 horas.
10 horas — Abertura da exposição “Fotografia alternativa e histórica” na galeria do Museu Municipal de Coimbra — Edifício Chiado. Encerra para almoço às 13 horas e reabre das 14 às 18 horas.
10 horas — Último dia para visitar a Exposição “Saco da Baixa — Uma visita ao atelier”, na Galeria Almedina. Encerra para almoço às 13 horas e reabre das 14 às 18 horas.
11h30 — “Dia do Pai sobre Rodas” decorre na Praça do Comércio. Carros clássicos estão expostos até às 18 horas.
15 horas — Exposição “Primaveras Estudantis: da crise de 1962 ao 25 de Abril”, no Convento São Francisco. A última entrada é às 19h30.