cultura

10 sugestões grátis para fazer este fim de semana em Coimbra

Durante dois dias, há muitos eventos a decorrer na cidade. As iniciativas são dirigidas a todas as idades.
"Coimbra a Brincar" realiza-se no domingo.

Uma semana depois dos concertos dos Coldplay e ainda sob o efeito da Queima das Fitas, este sábado há mais uma noite na Praça da Canção dedicada aos Antigos Estudantes. A cidade de Coimbra mantém-se em alta com a realização de diversas iniciativas que podem proporcionar um fim de semana diferente. E para todas as idades.

Este sábado, por exemplo, está de regresso a Feira de Exposição e Mostra de Velharias na Via Central (junto à Loja do Cidadão). Trata-se de um evento mensal que acolhe vendedores provenientes de vários pontos do País e que é já referência para colecionadores e um importante contributo para a revitalização da Baixa da cidade. Nesta área da cidade, este sábado pode dar um salto aos vários espaços do Museu Municipal de Coimbra, incluindo o Centro de Arte Contemporânea de Coimbra. Sendo o quarto fim de semana do mês, a entrada em todos estes espaços é gratuita. 

As nossas sugestões vão para duas exposições no Edifício Chiado e na Galeria Almedina. “Uma Questão de Coligir um Pendor — Obras da Coleção Luís Negrão e Família” é o título da mostra que está no Edifício Chiado. Com a curadoria de Hugo Dinis, estão expostas obras de autores como Ana Hatherly, João Cutileiro, Júlio dos Reis Pereira, Júlio Pomar, Mário Cesariny e Vítor Pomar, entre outros. Já na Galeria Almedina, pode conhecer a mostra coletiva de ex-alunos e professores da Escola Artística António Arroio intitulada “Deus quer, o homem sonha, a obra nasce (Fernando Pessoa)”.

Integrada no projeto CresceRio, pode assistir a uma das duas sessões de sábado de manhã da peça de teatro “As vidas do Rio” pelo Grupo Marionet na Black Box do Convento São Francisco. Trata-se de um espetáculo sobre ribeiros urbanos e seus ecossistemas, criado com uma turma do 4.º ano da Escola EB1 da Solum Sul, que lança um olhar que vai desde a relação das pessoas com os rios até àquilo que estes contêm e que nos é invisível.

Apesar do nome poder indicar que se trata de um evento dirigido aos mais novos, o que é certo é que o “Coimbra a Brincar” é um projeto para todas as idades. Promovido pela Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), a iniciativa tem lugar na margem esquerda do Parque Verde do Mondego. São mais de uma centena de atividades para todas as idades, totalmente gratuitas, destinadas a todos os que queiram participar.

Jogos ampliados, histórias e contos, teatro, música e dança, demonstrações de veículos de socorro e policiais e muitas outras novidades estão previstas num evento que decorre no Museu Nacional de Machado de Castro, Museu Municipal de Coimbra (Edifício Chiado) e Mosteiro de Santa Clara-a-Velha.

Sábado

9 horas — Feira de Exposição e Mostra de Velharias na Via Central. Encerra às 19 horas.

10 horas — Exposição “Uma Questão de Coligir um Pendor — Obras da Coleção Luís Negrão e Família” no Edifício Chiado. Encerra às 13 horas e reabre entre as 14 e as 18 horas.

10 horas — Exposição “Deus quer, o homem sonha, a obra nasce (Fernando Pessoa)” na Galeria Almedina. Encerra às 13 horas e reabre entre as 14 e as 18 horas.

10 horas — “As Vidas do Rio” pelo grupo Marionet na Black Box do Convento São Francisco. Nova sessão às 11h30.

15 horas — Visita guiada “Por Terras de São Tiago” em Trouxemil. Ponto de partida na Igreja Matriz.

16h30 — Visita guiada às exposições “Now here, Nowhere” (Victor Torpedo) e “Escuro” (Luís Palma) no Centro de Artes Visuais.

21 horas — Espetáculo com a banda “Alquimia” na Praça do Mercado.

Domingo

10 horas — “Coimbra a Brincar” na margem esquerda do Parque Verde do Mondego, Museu Nacional de Machado de Castro, Museu Municipal de Coimbra (Edifício Chiado) e Mosteiro de Santa Clara-a-Velha. Encerra às 18 horas.

11 horas — “Contos Animados” junto ao jardim biblioteca “Ler ao Cubo” no Parque Verde do Mondego. Nova sessão às 16 horas.

11 horas — Exposição “não sofra mais” de Ragnar Kjartansson no Mosteiro de Santa Clara-a-Nova. Encerra às 19 horas.

Se gosta de atividades ao ar livre, carregue na galeria para conhecer alguns spots instagramáveis da Região de Coimbra, que pode visitar este fim de semana.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA