Ao longo do tempo, as marcas têm vindo a perceber que os produtos personalizados são um sucesso entre os clientes. Seja num acessório ou numa peça de roupa, acrescentar um pequeno detalhe a uma proposta irresistível — como as iniciais ou um símbolo especial — torna o artigo único.
Apesar de estar a chegar às low cost, o exercício de tornar um produto mais exclusivo tem sido praticado por várias marcas de luxo. Inicialmente, o detalhe era colocado nas peças de roupa, nomeadamente nas camisas e T-shirts masculinas, tornando-se um símbolo de status e uma forma de distinguir os pertences entre os homens de uma família. Com o passar do tempo, chegou à marroquinaria e tornou-se popular nos acessórios. No entanto, quando se trata da slow fashion, o produto é realizado através do esforço de um único artesão, que utiliza peles nobres e dedica vários meses para finalizar uma peça realmente singular.
A portuguesa Parfois passou a oferecer um serviço de personalização de pulseiras em novembro do ano passado. A Massimo Dutti disponibiliza o serviço personalização de diversos acessórios desde dezembro de 2022. Agora foi a vez da Zara lançar duas carteiras às quais pode acrescentar as primeiras letras do seu nome.
A retalhista espanhola foi a primeira a apostar neste tipo de oferta no final de 2020. Os modelos de dimensões generosas e que lhe permitiam transportar quase tudo, sem nunca prescindir da estética, foram um sucesso tanto em Espanha como em Portugal. Porém, terminado o stock, não voltaram a ser colocados à venda. Três anos depois, a etiqueta decidiu voltar a lançar novos modelos.
Uma das opções é uma carteira estilo shopper, ou seja, grande o suficiente para agradar às mulheres que precisam de transportar mil e uma coisas diariamente. O modelo, com um estampado animal que replica a pele de crocodilo, conta com um bolso interno com zíper, alças e um fecho com íman.
Quanto às cores, está disponível em preto e verde no site da marca espanhola. O preço da opção é de 29,95€, sendo que a personalização, com a possibilidade de escolher entre letras de 11 cores, implica um custo acrescido de dois euros.
Se preferir opções mais fáceis de transportar, pode optar por gravar o seu nome numa malha de tamanho mini. A opção mantém o formato tote bag e o mesmo padrão, porém, é mais prática. Além de duas alças de mão tem também uma alça comprida ajustável que pode ser usada ao ombro, cruzada ou simplesmente removida.
A versão está disponível por 25,95€ em bege e preto. O custo para editar esta versão de menor dimensão é o mesmo, sendo que também pode ser comprada no site da Zara.
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