Ao longo da vida podemos ser 1001 coisas — até médica e empreendedora. A conimbricense Sara Cristo é o exemplo disso. Com 26 anos, a jovem médica é a fundadora da marca de acessórios SOMNIUM e do Coimbra Hype Market, a feira que está a dar que falar na cidade.
Para percebermos melhor a sua relação com a arte, temos de regressar à sua infância. A mãe é arquiteta e, tal como Sara, tem um dom especial para as atividades manuais, ensinando-a a dar asas à sua imaginação através da criação de brincos, colares e pulseiras. Além da bijuteria, a sua agenda era preenchida com vários hobbies. “Durante a minha infância, tive a oportunidade de frequentar várias atividades extracurriculares, desde ballet e música, até pintura a óleo e cozinha, a lista é bastante extensa”, revela Sara Cristo à New in Coimbra.
Dos looks atemporais às peças carismáticas, Sara está sempre atenta às últimas tendências, uma paixão que herdou do avô e que remonta aos passeios que os dois faziam aos locais com mais estilo em Portugal. “Nestas viagens passávamos horas e horas em lojas selecionadas por ele a escolher as melhores peças para trazer connosco para casa, que eram escolhidas ao pormenor”. Além da moda, o avô de Sara levava-a a espetáculos de arte e a museus. “Gostava sempre que estivesse atenta aos detalhes e às pessoas à nossa volta”, acrescenta.
O ano de 2016 ditou o regresso das chokers, as famosas gargantilhas que conquistaram o cenário da moda na década de 90. Sara rendeu-se à sua elegância e ousadia e, por isso, decidiu pôr em prática os ensinamentos de artes manuais, fazendo para si os seus próprios modelos. “Comecei a acompanhar os meus pais nas idas em trabalho ao Porto, Aveiro e Lisboa à procura de retrosarias que pudessem ter materiais diferentes. Quando dei por mim tinha uma quantidade imensa de chokers e não tinha dias no ano suficientes para usá-las”, recorda.
De familiares a amigas e amigas de amigas, as chockers, que marcavam pela diferença nos materiais, como o croché e o veludo, foram um verdadeiro sucesso — e foi assim que nasceu a Somnium. A jovem revela à NiC que a marca foi criada num momento em que a licenciatura em Medicina estava a desafiá-la tanto fisicamente, como mentalmente. “Somnium significa sonhar em latim, que na altura em que foi criada a página, era tudo o que eu precisava para me dar forças: sonhar.”
De chokers a pulseiras e anéis, identifica-se como minimalista, irreverente e intemporal. “Gosto de marcar pela diferença e encontrar na Somnium aquilo que não encontro noutros locais.” A marca tem peças produzidas tanto de forma manual, como em fábrica. A primazia por materiais de qualidade, como o aço inoxidável, norteiam o processo de produção. “Ao longo dos anos, fui percebendo que a durabilidade dos acessórios era das questões mais importantes para mim e para o cliente, o que me levou a trabalhar exclusivamente com este material.” Na nova coleção, decidiu mudar o registo para “algo mais diferenciado” com a aposta no trabalho do aço com pérolas e pedras, como o colar Onyx em preto (35€), os brincos Olho de Tigre (20€) e o anel Aço Inoxidável (20€).

Segundo Sara, o processo de criação passa primeiramente pela ideia, que aparece, maioritariamente, no período da noite, “quando a cabeça já não tem mais o que pensar.” Depois, há a criação do esboço em desenho e, se tiver consigo os materiais, começa a materializar as ideias, que podem demorar horas a fio. Quando não tem consigo os componentes, parte à procura de fornecedores.
Até lançar as peças, há ainda que fazer um test-drive para saber se funcionam e, por fim, criar conteúdo fotográfico, essencial para promover a bijuteria nas redes sociais. A Somnium conta já com mais de dois mil seguidores no Instagram e uma carteira de clientes de norte a sul do País. Sara é uma presença assídua em feiras e certames, estando, assim, desta forma, mais próxima dos seus clientes.
No verão de 2022, participou no Mercado da Casa das Artes Bissaya Barreto com a marca e com a Sara Shop, a página de Instagram onde vende a roupa que já não usa. No fim do evento, aconteceu o inesperado. Antes de ir para casa, decidiu fazer uma paragem no bar Reitor, na Praça da República, para jantar, o que acabou por se tornar no início do Coimbra Hype Market.
“Em conversa com o staff e com amigas, surgiu a ideia de ir ao carro e montar ali uma exposição da Somnium para ver qual seria a reação dos clientes. Dito e feito. Fui ao carro e no espaço de uma hora estava lá com uma exposição dos meus artigos. Isto aconteceu no sábado à noite, portanto a reação dos clientes ao chegarem ao bar foi muito engraçada. Ficaram surpreendidos e confusos ao mesmo tempo, mas como estavam num momento, sem pressa e, muitos deles mais desinibidos, fizeram questões sobre as peças, mostraram interesse e seguiram a página”, lembra.
Com a vontade em estender a experiência de artesanato a um universo mais alargado, Sara anunciou a primeira edição do Coimbra Hype Market, que se realizou em setembro de 2022, contando desde aí com duas edições mensais que põem em destaque a criatividade e a diversidade dos criadores. “O Coimbra Hype Market é um mercado criativo, não esperem encontrar nele apenas o artesanato tradicional”, frisa.
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O seu principal objetivo é simples: dar oportunidade aos artistas sem julgamentos e grandes seleções por detrás. ”Existem poucos mercados de artesanato em Coimbra. Os que há, a maioria aceita sempre os mesmos trabalhos e não dá oportunidade a muitas pessoas. É um ciclo vicioso, fechado e, na minha opinião, aborrecido e pouco inovador”, defende.
Além da capacidade de saber comunicar com quem está ao seu redor, os bastidores da realização de um mercado envolvem um árduo trabalho de organização e disciplina. Afinal, “é preciso fazer plantas do espaço, gerir inscrições, tratar da divulgação e resolver todos os problemas que surgem no processo — que não são poucos”.
A jovem empreendedora quer levar o Coimbra Hype Market até um espaço com dimensões superiores, que permita fazer um evento com mais expositores e animação no menu. “Espero ajudar a despertar e a trazer alguma cor à cidade de Coimbra”, remata.
A próxima edição de artesanato do Coimbra Hype Market decorre no dia 27 de maio, das 10 às 20 horas, no Reitor Lounge, junto à afluente Praça da República. Porque uma novidade nunca vem só, vai haver uma edição especial, nos dias 8 e 9 de junho, no Pavilhão Centro de Portugal, com concertos, DJ e workshops. Os artistas interessados em estarem presentes nos mercados, podem inscrever-se através do coimbrahypemarket@nullgmail.com. A entrada é gratuita.
Carregue na imagem e fique a conhecer algumas peças da Somnium.