compras

Salada de frutas. Padrões divertidos são a receita ideal para os looks de verão

Os estampados kitschy que elevam o humor tornaram-se o uniforme deste ano — mas já têm uma longa história na moda.
Mix and match.

Se recuarmos no tempo, vamos encontrar registos da aristocracia do século XVIII a usar coletes bordados com frutos vermelhos. Além de um ornamento, estas frutas eram um símbolo de fertilidade e da prosperidade, também usados na arte e na literatura para representar a abundândia das colheitas.

E não faltam exemplos de ícones, como Josephine Baker e Carmen Miranda, que influenciaram as tendências ao inspirar-se na natureza. A saia com bananas da Pérola Negra tornou-se um símbolo de sensualidade, quando a brasileira transformou o toucado tutti-frutti num sinónimo da alegria tropical.

A verdade é que nada é inédito na moda. No verão de 2024, poucos estampados vão definir as tendências como os padrões divertidos que incluem todo o tipo de frutas. Dos limões às cerejas, pêssegos ou laranjas, quando se abre o Instagram, é quase garantido que se vai cruzar com um destes motivos.

Nos últimos anos, a indústria da moda tem assumido a ironia mais do que nunca, esbatendo-se as barreiras entre a seriedade e o estilo kitsch. É, por isso, que este estilo começou a regressar às passarelas de marcas como a Balmain, a Burberry, a Roberto Cavalli ou a Jil Sander.

Mais uma vez, não é uma aposta inédita. Já tínhamos visto a surrealista Elsa Schiaparelli a apresentar um chapéu com uma escultura de uvas, em 1939, e a Dior lançou uma versão do mesmo acessório com cerejas, mirtilos e morangos que chegou às revistas de moda da época.

E continuou ao longo dos anos. Para a primavera de 2024, Phoebe Philo criou estampados gráficos com bananas para a Chloé, inspirados nos modelos “frescos e felizes” que via nas revista de moda vintage. Em 2011, foram os estampados cítricos de Stella McCartney que roubaram as atenções.

O que está por trás deste fenómeno? Quando se trata do verão, há poucas peças que nos transmitem logo a sensação de férias e de calor como a imagem de uma peça de fruta madura. Além de darem um toque nostálgico ao look, são também uma forma de escapismo da rotina mais cinzenta e formal.

Coloridos e vibrantes, estes motivos, estilo “salada de frutas”, também elevam visualmente os básicos da estação. Seja um vestido de alças ou um top simples, permitem o uso de uma paleta de cores variada que evoca uma sensação de alegria e vitalidade quase contagiante, seja para quem os veste ou apenas para quem os vê.

Além disso, é uma tendência extremamente versátil. Existem muitos tipos de frutas, cada uma com as suas formas e tons, permitindo adaptar a um gosto mais romântico (como cerejas num vestido rodado, por exemplo) ou mais casual (como uma camisa repleta de limões).

O truque para incorporar este estilo no seu guarda-roupa é fazer da peça estampada o elemento central do look, ao redor do qual vai construir o resto do conjunto. Pode ser um vestido, uma saia, uma camisa ou até um blazer — o segredo vai estar no contraste.

A partir da base, pode combinar o modelo com artigos de cores mais neutras para não sobrecarregar o visual ou, se preferir algo mais vibrante, optar por tonalidades complementares que apareçam no padrão. Se tem laranjas, por exemplo, pode conjugar com algo em tons de verde ou amarelo.

No entanto, como acontece sempre com o estilo kitsch, que se alimenta do improvável e do excêntrico, não deve haver muitas regras. Aquilo que parece não funcionar é, muitas vezes, o melhor caminho. Afinal, a moda está a provar que quando a vida nos dá limões, a melhor coisa a fazer é colocá-los com um vestido midi.

Carregue na galeria para descobrir uma seleção da NiC com o estampado mais divertido do verão.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA