Maria Cerqueira Gomes encontrou a sua vocação na televisão, mas anda lado a lado com as tendências de beleza há vários anos. Em 2000, desfilou pela primeira vez para o designer Miguel Vieira, um dos seus favoritos, na passarela do Portugal Fashion. Desde então, a maquilhagem é uma das suas maiores aliadas nos programas que conduz — o que implica mais cuidados com a pele.
Aos 39 anos, a apresentadora portuense destaca-se no pequeno ecrã pela beleza natural, produção discreta e uma imagem jovem. Para quem observa de fora, a sua aparência irrepreensível leva muita gente a querer replicar a forma como encara o mundo do skincare, que assume como uma prioridade.
Porém, em conversa com a NiT, o rosto da TVI confessa que nem sempre foi assim. Durante muito tempo, tratar do rosto era algo que estava em segundo plano e chegou a ter vários problemas de pele, resultado da sua profissão: “O problema não é só a maquilhagem. O ar condicionado e as luzes também não colaboram muito para a saúde”, começa por explicar.
A rotina de beleza de Maria Cerqueira Gomes
“Recentemente, numa altura de trabalho mais stressante, a minha pele ressentiu-se”, acrescenta. A apresentadora tem uma ligeira rosácea — ou seja, manchas vermelhas na cara —e, devido ao ritmo acelerado e a todos os estímulos, começou a sentir a pele mais irritada do que o normal.
Numa fase inicial, não sabia como controlar o problema. Por isso, precisou da ajuda de profissionais da dermatologia, sendo acompanhada pelos especialistas Osvaldo Correia e Filipa Paco, e com a alteração dos produtos que usava diariamente.
Maria Cerqueira Gomes explica que mantém uma rotina bidiária, ou seja, de manhã e à noite. Em ambos os casos, destaca, é preciso utilizar um bom sérum para ajudar não só com a desidratação, mas também com problemas como manchas, rugas e flacidez. A sua mais recente obsessão, adaptada ao seu tipo de pele mista, é o Sérum de Vitamina C, da Skin Ceuticals.
“Normalmente, quando acordo, não limpo a pele, mas devia fazê-lo. Mas coloco sempre o sérum, creme de olhos e o creme de dia”, diz. Antes de se deitar, repete o processo, mas começa por uma limpeza profunda e substitui o creme diurno por uma opção de noite.
De todas as etapas, o passo mais importante é o da hidratação, sobretudo porque há alturas do ano em que nota a pele mais seca: “Quando estou maquilhada, o meu primeiro objetivo é desmaquilhar-me, limpar e colocar um bom hidratante”, destaca.
No entanto, o produto que não se cansa de recomendar, pela sua relação entre qualidade e preço, é a mascara labial para dormir da Laneige, na versão com toranja. O bálsamo tornou-se um dos queridinhos entre celebridades internacionais, como Kaia Gerber, Kendall Jenner e Kate Hudson, que a deixam a atuar enquanto dormem por fornecer nutrientes e humidade, tornando os lábios mais resistentes.
Conjugar uma rotina de cuidados consistente com uma vida profissional tão ativa “é a parte mais complicada”, frisa. “Mas é quando temos de ter mais atenção à nossa pele.” Como passa muitas horas com produtos na cara, reforça a importância de todas as mulheres na mesma situação tratarem do seu rosto.
“Estes cuidados deveriam ter sido uma prioridade há bem mais tempo do que quando comecei a tratar de mim”, conclui. “Acho que nós, quando temos 20 anos, não temos noção de que não somos novas para sempre.”
Carregue na galeria para ver alguns dos melhores looks de beleza da apresentadora.