Com toda a certeza já olhou para o seu armário e reparou que viu outras mulheres a usarem vestidos semelhantes aos seus na rua ou num evento social. Nessa altura terá pensado: “Gostava de ter um vestido diferente, mas os preços não são para a minha carteira”.
Foi, precisamente, esse dilema que levou a antiga gestora de clientes empresariais de uma empresa de telecomunicações Lara Furtado a avançar com um projeto que permitisse ter o melhor de dois mundos: “roupa original a preços acessíveis e que vista de forma elegante para usar no dia a dia”.
A vontade foi crescendo ao ponto de, no final de 2016, ter apresentado a sua demissão junto da empresa de telecomunicações e decidido avançar para o seu próprio projeto. É então que nasce a Coquelipop Store.
O nome, recorda a empresária de 41 anos, surgiu quando estava na Internet à procura de possíveis denominações lhe ter aparecido a imagem de uma menina com um penteado “coque” a comer uma guloseima de grandes dimensões. “Achei tanta piada à imagem que decidi criar esta marca”, afirmou à New in Coimbra.
Garantido um espaço na Coimbra Concept Store — local onde convivem, de forma harmoniosa, lojas e pequenos “corners” com marcas nacionais e internacionais nas mais variadas áreas —, havia que encontrar aquelas peças que cumprissem as suas ambições. A solução acabou por ser a Feira “Momad” que decorreu no primeiro fim de semana de fevereiro de 2017 em Madrid. “Foi aqui que adquiri as minhas primeiras peças de roupa junto de algumas fábricas italianas”, lembrou.
Restava agora aguardar pelo envio dos vestidos para, dessa forma, concretizar o seu objetivo. Marcou a data de inauguração, fez os convites mas, a poucos dias da abertura, ainda não tinha os vestidos consigo. A encomenda chegou apenas a 48 horas da abertura ao público, obrigando a fazer horas extra para que tudo estivesse pronto na data prevista.
Ao mesmo tempo, criou uma página no Facebook para divulgar os seus produtos. O crescimento do número de seguidores nesta rede social foi acompanhada com o aumento do volume de vendas na Coimbra Concept Store. Em 2019, e já com uma página no Instagram, decidiu ir a um salão em Paris. Aqui aumentou as suas opções de compra junto de algumas fábricas italianas com quem passou a trabalhar. “Não trabalho com marcas, trabalho diretamente com as fábricas”, explicou.
As compras são feitas através de aplicações para telemóvel disponibilizadas pelas empresas ou através dos catálogos que estes enviam por email. Neste momento, são quatro os fornecedores com quem trabalha em cada coleção, recorrendo algumas vezes a outras empresas.
Vendas online cresceram
A pandemia foi vista como uma oportunidade para divulgar os seus produtos através das redes sociais. Com a Coimbra Concept Store fechada e alguma roupa na sua posse, decidiu apostar neste tipo de vendas, dispondo já de muitas clientes de fora de Coimbra. “A decisão que tomei de assumir os custos do envio a partir de 25€, o que me permitiu alargar a minha área de vendas. Neste momento, já tenho muitas clientes espalhadas por todos os distritos a nível nacional e na Madeira e Açores. Suíça, Luxemburgo e Espanha são outros dos países que receberam os meus produtos”, afirmou.
A decisão tomada pelos responsáveis da Coimbra Concept Store de fechar o espaço em 2022 levou-a a procurar um novo espaço na cidade de Coimbra. Sem encontrar algo que fosse do seu agrado, aceitou o desafio de levar os seus produtos a um projeto semelhante na Marinha Grande. As coisas não correram bem, tendo o espaço encerrado no final do ano passado.
Apesar das vendas estarem a correr bem nas redes sociais, Lara Furtado sentia necessidade de dispor de um espaço onde pudesse expor os seus produtos e onde muitas das suas clientes tivessem oportunidade de experimentar a sua roupa. Sendo a Solum a sua zona de residência desde os cinco anos, pareceu-lhe que o centro comercial Gira Solum seria o local indicado para abrir a primeira loja física da marca.
Poucos meses depois de ter mostrado interesse em alugar um espaço naquele espaço comercial, eis que surge a oportunidade de “ficar” com a loja 40 situada no rés-do-chão do edifício. Após obras de requalificação, a Coquelipop Store abriu ao público no passado dia 1 de julho. “As coisas estão a correr muitíssimo bem. O passa palavra feito por muitas clientes junto de pessoas amigas a indicar que abriu uma loja com roupa gira no Gira Solum está a ajudar bastante”, referiu.
Além de roupa para mulher, na grande maioria tamanhos únicos, a loja dispõe ainda de diversos acessórios. Colares, anéis, chapéus e fios em aço são algumas das propostas colocadas à disposição das clientes.
Carregue na galeria e conheça alguns dos produtos à venda na Coquelipop Store.