compras

Os melhores legumes congelados de marca branca à venda nos supermercados

Numa altura em que os preços da comida dispararam, a nutricionista Maria Gama escolheu as alternativas certas e mais baratas para a saúde.
Uma ótima solução.

Os legumes devem ser uma parte essencial da alimentação, quer esteja em processo de perda de peso, ou não. O problema é que com a pressão do trabalho, de cuidar dos filhos, arrumar a casa e o trânsito, tudo influencia o nosso tempo, a nossa disposição para cozinhar e, consequentemente, a nossa alimentação. Por isso mesmo, os alimentos congelados podem ser os nossos melhores aliados nesses dias.

Todos sabemos que ter sempre legumes frescos seria o cenário ideal. No entanto, nem sempre é possível conseguir arranjá-los a tempo do jantar. Por isso, as opções congeladas são excelentes alternativas, para que não fique tentado a escolher um acompanhamento mais fácil, como um pacote de batatas fritas. Uma opinião que a nutricionista Maria Gama da equipa “Põe-te na linha” também sublinha: “A utilização deste tipo de versões congeladas podem ser uma solução para nos ajudar a manter uma alimentação saudável”.

São fáceis de preparar, práticas, rápidas e uma ajuda preciosa para quem não gosta de cozinhar. O problema é que nem todas são amigas da dieta. É por isso que deve ter cuidado com as escolhas que faz na altura em que passa pelo corredor dos congelados. A boa notícia é que existem vários versões boas.

A especialista em nutrição preparou uma lista com opções de marca branca que existem nos hipermercados portugueses. Com os valores dos bens alimentares a dispararem todas as semanas, estas são alternativas mais baratas. Sobretudo, quando um dos bens que registaram a maior subida de preço nos últimos meses foram precisamente os legumes. Segundo a DECO, os brócolos subiram cerca de 47 por cento, entre maio e agosto este ano — como a NiT já revelou.

Para tentar combater a inflação e ainda assim manter uma alimentação saudável e cuidada, os vegetais que encontra na zona dos congelados podem ser uma excelente alternativa. A nutricionista pede apenas atenção ao rótulo das embalagens: “Porque algumas misturas podem ter óleo alimentar, açúcares ou outros ingredientes que não são expectáveis neste tipo de produtos. Na lista apenas deve conter legumes”, sublinha Maria Gama.

Carregue na galeria para conhecer a lista dos melhores legumes congelados de marca branca, que pode trazer para casa, na próxima ida às compras.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA