As minissaias dominaram o verão, mas a estação fria vai ser marcada pela vingança dos modelos mais compridos. Apesar de terem passado uns tempos escondidas, são a alternativa ideal para quem não suporta a ideia de usar calças todos os dias, mas ainda assim quer vestir algo intemporal e confortável.
Se antes, as saias compridas eram consideradas conservadoras ou antiquadas, mas essa visão está ultrapassada. As propostas assumem inúmeras formas para todos os gostos, com os modelos de ganga a ocupar um lugar central nas lojas. Do trabalho em couro da Tod’s à criações de Christian Siriano em veludo, as passarelas refletem o estilo moderno deste essencial no armário.
Trata-se de uma peça longa, que sem qualquer outro complemento, já é bastante marcante. Não é difícil compor um look que de destaque usando uma das muitas opções que existem no mercado. Não precisa de se esforçar muito para atingir um visual cool e cheio de estilo. Além disso, não tem de sacrificar o conforto, nomeadamente nos dias em que o frio se faz sentir.
Existem vários mitos sobre quem pode usar uma saia mais comprida que deve ignorar. Com o styling adequado, a peça ajuda a alongar visualmente a silhueta. Usar uma maxi skirt de cintura subida é um dos truques infalíveis para construir a ilusão de que tem mais uns centímetros. A parte de cima deve ter um tom semelhante para ajudar a passar a ideia de que as suas pernas são ainda mais longas.
Um dos caminhos que pode seguir é criar um conjunto hi-lo — uma mistura dos termos high e low —, ou seja, uma combinação pouco habitual entre dois estilos, a priori, antagónicos. O termo é usado para descrever um look que junta peças que aparentam ter um custo mais elevado com artigos mais básicos e despojados.
Não é preciso recuar muito no tempo para encontrar exemplos onde se inspirar. Na coleção de outono-inverno da Prada para 2022, as modelos desfilaram com produções que misturavam saias maxi transparentes com bomber jackets oversized. Das sapatilhas às botas e aos sapatos de salto alto, com este marco do armário feminino tanto pode ser combinado com modelos mais formais como pode seguir o caminho contrário. E dificilmente erra.
Dos modelos lisos aos estampados, carregue na galeria para conhecer uma seleção de saias compridas (de várias marcas e preços) que vai querer acrescentar ao seu guarda-roupa.