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Obsessão. As T-shirts cool dos anos 90 estão ainda mais irreverentes

Casuais e descontraídas, as graphic tees dão algum sentido de humor ao guarda-roupa. O estilo tem atravessado várias décadas.
Um básico do streetwear.

É muito provável que já tenha visto a imagem de Paris Hilton a usar uma T-shirt que diz “Stop Being Poor”, em letras garrafais. Embora se tenha tornado tanto um meme como uma crítica ao excesso dos anos 2000, a peça nada mais é do que uma edição (bastante) realista de um tank top que dizia “Stop Being Desperate”, como a própria socialite já revelou.

Este é um dos vários exemplos do poder das T-shirts gráficas, que tiveram a sua idade de ouro no início dos anos 90. O top “I am not a terrorist — please don’t arrest me” de Vivienne Westwood, lançado em 2005 para angariar fundos para o grupo de direitos humanos Liberty, é outro dos casos da semiótica associada à moda.

Ainda assim, a tendência já passou pelos anos 40, quando as forças armadas norte-americanas estampavam nelas o nome de batalhões; nos anos 60, os hippies gravavam os símbolos de paz em todos os modelos; e, nos anos 70, as referências a bandas, séries ou filmes levaram as marcas a perceber que era um mercado a apostar.

 

Um essencial do streetwear, as graphic tees estão a viver um ressurgimento na cena de moda. Pode ser a imagem de um cantor, um slogan divertido, desenhos animados ou, no fundo, tudo o que consiga quebrar a banalidade de uma simples T-shirt branca com algum grafismo.

Nos últimos anos, celebridades e designers, usaram-nas como oportunidade para protestar através da moda. Olhe-se para Hailey Bieber que, no ano passado, vestiu uma T-shirt com a frase “nepo baby” gravada, após ter sido rotulada como filha do nepotismo pela “New York Magazine”.

Conhecida pelo seu seu e estilo de inspiração punk, Olivia Rodrigo também tem vindo a colecionar várias peças do género, com lendas da cultura pop ou memes. Tornou a combinação de um top gráfico e uma saia como o uniforme não oficial dentro e fora do palco.

Casual, descontraída e confortável, esta tendência é perfeita para usar no dia a dia. Além de haver uma versão diferente para todos os dias da semana, combinam bem com jeans, calções e até mesmo com peças mais formais, dependendo do estilo da pessoa.

 

A maior vantagem da graphic tee está na simplicidade. Torna-se um quadro em branco sem limites que, depois, é adornada com desenhos provocadores, estampados extravagantes e uma dose de sentido de humor.

Em 2024, são uma forma de mostrar um pouco da personalidade e dos interesses de cada um através de designs específicos. Ao mesmo tempo, pode optar por peças mais exclusivas ou até mesmo criar os seus próprios estampados, tornando-os ainda mais personalizados.

Geralmente, também são peças mais acessíveis do que outras opções, tornando-as uma opção económica para renovar o guarda-roupa. E, com tanta variedade em lojas físicas e online, é fácil encontrar uma que se encaixe no nosso estilo e orçamento.

Carregue na galeria para descobrir a seleção da NiC de graphic tees de vários estilos e marcas (a partir de 2,99€). 

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