Recorda-se de Julia Roberts em “Pretty Woman”? O filme de 1990, que já adquiriu um estatuto de culto nas comédias românticas, ficou marcado pelos vestidos inesquecíveis da protagonista. Num dos looks mais populares da personagem Vivian Ward, destaca-se o padrão polka dot, que emana um romantismo que muitas mulheres sonham atingir. Kate Middleton que o diga, já que recorre a este estampado em inúmeras ocasiões.
Quando falamos de um print tão popular — caracterizado por estar repleto de pintas, grandes ou pequenas —, já não o podemos considerar uma tendência, porque nunca chegou realmente a ir embora. No entanto, a sua presença forte no mundo da moda não permanece estática. No fluxo acelerado da indústria, o estilo que remete para o século XIX, devido aos avanços na tecnologia têxtil, continua a reinventar-se.
Existem opções muito modernas, mas há um encanto especial quando o estampado surge com um toque mais retro. É o caso de uma das propostas da Zara, com um design que remete para o estilo divertido de Twiggy, a modelo dos anos 60, mas com uma elegância que vai ficar bem em qualquer mulher mediterrânea. A sua linha estética, entre o casual e o formal, aumenta o número de possibilidades do uso que pode dar à peça.
Este look é mais uma prova do sucesso dos vestidos chemise, uma silhueta que reinterpreta a silhueta masculina e que prima pela versatilidade. Pode ser usado como uma camisa oversized ou um vestido, é possível conjugar com um cinto e, pelo meio, ainda pode brincar com cores e outros padrões. Neste caso, estas vantagens são complementadas pela elegância da gola de abas e do decote em bico. Na cintura, para ajudar a disfarçar os excessos do Natal e do Ano Novo, surge um corte cruzado com laçadas no mesmo tecido.
O vestido custava 19,99€, mas a Zara reduziu o preço no site para 15,99€ e o modelo está a desaparecer das lojas. Neste momento, só estão disponíveis os tamanhos XS, M e L.