Powered by CIM|RC

compras

O top romântico da Stradivarius que celebra o efeito balão dos anos 80

O modelo da marca espanhola remonta às tendências renascentistas que renasceram em força no final do século XX. É uma opção leve e ideal para a meia-estação.
Uma trend que veio para ficar.

Parece que a tendência do efeito balão veio para ficar — e não apenas nas saias, como contámos recentemente na NiT. Um dos nomes responsáveis pela inovação é, por exemplo, Cristóbal Balenciaga, que começou a desenhar alguns dos primeiros exemplares de saias com esse efeito. Numa altura de grandes transformações no mundo da moda, a elegância e feminilidade eram prioridades que se refletiam nesta estética romântica, através do volume excessivo demarcado.

Mas ao que parece, a moda estende-se a outro tipo de peças. Por exemplo, as mangas balão, ou “bufantes”, datam do período renascentista, do século XIV ao XVII. Aliás, sabe-se que na dinastia Tudor, em Inglaterra, este tipo de roupa era símbolo de opulência, destinado apenas a membros da monarquia e servos da Coroa. 

Foi apenas no século XIX que o estilo começou a ser usado por mulheres de classe média nos Estados Unidos, no Canadá e Reino Unido. Como dita a regra, se a moda é cíclica, a tendência regressou na década de 1930, para mais tarde voltar em força nos anos 60. Na década de 80 atingiu o seu auge e, atualmente, em pleno 2024, são um must das marcas mais populares.

A Stradivarius acompanha de perto as últimas trends e não poderia deixar escapar esta oportunidade. Assim, apresenta um top em balão com ombros descobertos. A peça feita 100 por cento de algodão custa 22,99€.

É sem dúvida uma alternativa que resulta com os looks de primavera e verão, já que dá um toque de leveza ao visual. Trata-se de uma opção ótima para equilibrar a silhueta, quando combinada com umas calças mais justas ou retas. Seja qual for o volume, padrão e drapeado, esta será sempre uma referência ao estilo romântico, com um ar suave e fresco. 

À partida parece simplesmente uma peça básica, realçando o facto de ser uma blusa branca, sem qualquer detalhe especial. E sim, assumimos que se trata disso mesmo. Mas a verdade é que este tipo de artigos são sempre os mais fundamentais do guarda-roupa, que nos vão salvar nas situações mais desesperantes. É um modelo que funciona com tudo, sendo a versatilidade o seu trunfo.

A sua simplicidade permite que se jogue com acessórios mais arrojados, sem receios — a ideia é mesmo arriscar. Além disso, tanto combina bem com umas calças de ganga ou, se optar por um estilo mais monocromático, com um par da mesma cor. Contudo, se a ideia é criar um look excêntrico, aproveite para abusar nos padrões.

O facto de ser um exemplar com os ombros descobertos confere um toque elegante a qualquer silhueta. Além disso, ao trazer volume à parte de cima do corpo, acaba por favorecer os formatos ditos triangulares — provocam um efeito visual de estreitamento da cintura, através do equilíbrio das proporções.

O top da Stradivarius está à venda online e nas lojas físicas, disponível entre os tamanhos XS e XL.

Carregue na galeria para conhecer a seleção da NiT de saias em balão de vários preços, estilos e marcas.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA