Organizar um casamento demora meses. Porém, se a noiva tem muito trabalho pela frente, com a agenda virada do avesso, as convidadas também não têm a vida facilitada. Afinal, querem que o visual seja responsável por assegurar que a data cumpre com as expetativas de quem sobe ao altar e, ao mesmo tempo, refletir a sua própria personalidade.
Esta preocupação estende-se ao vestuário, à maquilhagem e, claro, ao penteado. No caso do cabelo, a escolha “acaba por ser muito pessoal e pode ter a ver com o papel da pessoa”, começa por explicar à NiT o hairstylist Pedro Ribeiro, do salão Além.
Ainda assim, todos os anos há uma opção transversal. “Os estilos que estão a ficar em voga são inspirados em red carpets, mas menos elaborados”, acrescenta. É o caso do rabo-de-cavalo baixo, um dos penteados mais pedidos para este ano, por funcionar com vários tipos de styling e de vestidos sem comprometer o resto do visual.
De acordo com o profissional, “é um estilo clássico e simples, mas que dá para elevar com detalhes de acordo com a roupa, seja mais clássica, romântica ou simples”. Se for um look mais liso, acaba por ser mais gráfico e menos romântico. Se for mais marcado, “consegue-se esse romantismo de forma imediata.”
O próprio rabo-de-cavalo funciona como base, que dá para adaptar à identidade da pessoa. Pedro sugere que “em vez de darmos a volta com o cabelo, podemos acrescentar uma trança ou um acessório na parte de trás” para criar um look mais extravagante.
Se o objetivo for fazer o vestido brilhar, aposta-se numa linha mais simples, reta e editada. Neste caso, para que o look não se torne aborrecido, um detalhe tão discreto como um fio caído no rosto pode ajudar a tornar o visual mais moderno.
Outra das vantagens é que o estilo faz parte da seleção de penteados que conseguem tirar-nos anos de vida. Além de simples e rápido de fazer, tem um efeito lifting no rosto para que, no grande dia, possa parecer mais nova.
Normalmente, a cerimónia prolonga-se desde de manhã até à noite. Por isso, outro dos critérios exige que os fios se mantenham impecáveis durante o dia inteiro. No caso do rabo-de-cavalo baixo, “não precisa de ser retocado” e acaba por ser escolhido por mulheres a pensar “que vão dançar e ter calor.”
Se precisa de inspiração, carregue na galeria para ver a forma como várias mulheres apostaram no penteado.