Encontrar casacos em lã autêntica, ainda por cima produzidos em Portugal, e por um valor que não implique pedir um empréstimo bancário, nem sempre é fácil. E, se pretende um modelo diferenciado, com detalhes originais, mas intemporal, — que possa usar vários invernos, — a tarefa torna-se quase impossível. A solução mais óbvia para este dilema, costuma passar por uma ida ao shopping para comprar uma peça tendência, provavelmente de uma cadeia de fast fashion.
Contudo, há uma forma mais eficaz de resolver o problema, e não precisa sair de casa; basta entrar na loja online da Miriza, marca de Coimbra, com produção própria. O casaco “Fé”, da nova coleção, é melhor investimento deste outono/inverno. Versátil e sofisticado, o modelo, em fazenda castanha, “100 por cento lã”, combina com todos os looks, sejam formais ou descontraídos.
O corte blazer, até às ancas, é intemporal e favorece todas as silhuetas. No entanto, o que torna o Fé especial são os detalhes super fofos, desde as fitas com laço, à gola, em bombazina num tom off-white que contrasta com o castanho escuro da fazenda, aos botões de pé dourados, com frente em mármore cru e com brilho.
Pode ser combinado com peças mais clássicas, como calças de alfaiataria brancas, vestidos ou saias de cetim; ou casuais, como uns jeans, por exemplo. Para completar, pode adicionar uma carteira branca, bege ou camel, bem como uns botins nos mesmos tons. Além disso, é “ótimo para os dias mais frios, pelos seus materiais. É o aliado ideal para os dias de outono/inverno”, explica a fundadora da marca.

Como surgiu a Miriza
A moda e a costura sempre ocuparam um lugar especial na vida de Ana Rita Clemente. A jovem recorda, carinhosamente, os momentos que passava a ver a avó materna a costurar. No entanto, nenhum membro da família seguiu a costura como profissão.
Em 2015, Ana Rita concluiu a licenciatura em Design, Moda e Têxtil no Politécnico de Castelo Branco e, mais tarde, em 2018, começou um estágio num atelier no Porto, cidade onde esteve durante dois anos.
A experiência adquirida alimentou um sonho que acalentava há muito: lançar a própria marca de roupa, desejo que concretizou em 2021.
“Foi durante a pandemia que todas as peças começaram a juntar-se. Consegui começar a planear os modelos e a projetar aquilo em que se tornou na Miriza”, explica.
O nome da marca foi criado a partir das iniciais do dos membros da família mais próxima de Ana. “Queria transpor a minha identidade para a marca, por isso decidi usar as iniciais do meu pai, mãe e irmã de todas as formas possíveis”, adianta.
A fundadora da Miriza sempre teve como prioridade criar uma marca totalmente portuguesa, uma vez que considera uma mais valia a valorização da produção nacional. Além disso, a sustentabilidade é um dos ideais da etiqueta. “Nasceram muitas marcas durante a pandemia e queria ter algumas características diferenciadas”, reitera.
O casaco “Fé”, forrado a branco, está disponível entre os tamanhos XS e L. Pode ser adquirido na loja online da marca, ou através das redes sociais, por 140€.
Carregue na galeria para ver mais imagens deste modelo, desenhado e feito em Portugal.

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