A celulite é a inimiga número um de muitas mulheres. Pele lisa, sem quaisquer marcas tipo “casca de laranja” — o nome mais comum deste flagelo — é um sonho partilhado por quase todas as pessoas do sexo feminino.
Embora saibam que rabos e coxas tonificadas, sem vestígios de células adiposas, só existem nas capas das revistas (graças ao Photoshop), essa continua a ser a meta que muitas querem atingir.
Mas afinal, o que é a celulite? Segundo a dermatologista Ana Nogueira, “a celulite resulta de um processo relacionado com septos fibrosos que separam os adipócitos [células que armazenam gorduras] no tecido celular subcutâneo”. Apesar de ser algo natural, muitas mulheres querem livrar-se dela — e fazem de tudo para o conseguir. Ou, pelo menos, para disfarçar o tal aspeto “casca de laranja”.
Se faz parte deste grupo e quer começar a atacar o problema antes das férias de verão, da próxima vez que for ao Lidl passe no corredor dos produtos de cuidado do corpo. É lá que encontrará o gel anticelulítico que será o seu melhor aliado nos próximos tempos.
Tem duas versões, que produzem efeitos opostos: frio e calor. Ambas começaram a ser comercializadas nas lojas portuguesas em outubro de 2016. São mesmo um daqueles produtos que apenas se encontram no nosso País e são das referências mais vendidas da Cien, a marca própria da cadeia.
“Têm tido muita procura e já fazem parte do cabaz de compras habitual dos nossos clientes”, revela o departamento de comunicação corporativa do Lidl Portugal à NiT. Segundo os inquéritos que a retalhista faz regularmente para aferir o grau de satisfação dos clientes relativamente a determinado produto, o gel tem uma avaliação global de 82,36 por cento, “destacando-se em diversos atributos, tais como ‘função’ e ‘suavidade/cremosidade'”, adianta a empresa.
A versão fria é tem um efeito “relaxante e reafirmante” é recomendada para problemas de retenção de líquidos, de má circulação e de varizes, garantem. Isto porque “o frio impede a dilatação em excesso das veias e reduz o inchaço”.
Inclui ingredientes como extrato de hera e de vinha vermelha, para ativar a circulação, assim como carnitina, guaraná e extratos de fucos e de azevinho, o que “ajuda a arrefecer a pele, fazendo com que o corpo reaja queimando gordura”. O efeito “é potenciado pelo extrato de chá-verde e pelo extrato de gingko, que fortalece os vasos sanguíneos”.
Já o gel que provoca calor promete um efeito “redutor de gordura”. “A sua função é estimular a circulação sanguínea”, explicam. Os ingredientes usados na versão quente são bastante semelhantes à anterior. No entanto, inclui ainda centelha-da-Índia, o que ajuda a diminuir o efeito “casca de laranja”, que se caracteriza pelo aparecimento de ondulações visíveis na superfície da pele causadas pela deformação das células de gordura, com origem no interior da pele.
Embora sempre tenham sido um sucesso de vendas, a composição de ambos já sofreu alterações. Em 2021, o Lidl “estabeleceu a meta de remover partículas menores de plástico [microplásticos] das suas fórmulas. A eliminação de polímeros sintéticos não resultou em nenhuma limitação significativa no desempenho ou segurança do produto”, garante a retalhista.
A empresa não divulga quantas unidades são vendidas diariamente, mas afirmam que “as vendas estão em linha com as expectativas e com a procura crescente de produtos de higiene e beleza.”
As embalagens de gel têm 200 ml e custam 3,80€ cada — o preço é igual para as duas versões. Estão à venda em todas as lojas Lidl em território nacional, sendo mesmo um exclusivo do nosso País. No entanto, os produtos são fabricados em Espanha sendo depois entregues diariamente nos quatro entrepostos nacionais da marca. “Posteriormente, são distribuídos pelas mais de 270 lojas de norte a sul do País, tendo em conta as necessidades dos nossos clientes”.