A semana que antecede os primeiros dias de 2023 é marcada pelas corridas frenéticas aos cabeleireiros. Afinal, haverá melhor forma de marcar o fim de um ciclo, do que com uma mudança de visual? Começar esta transformação pelo cabelo, além de ser um ritual terapêutico para muitas mulheres, é a forma mais eficaz de refrescar a aparência e assumir uma nova atitude.
As novas tendências capilares surgem a um ritmo difícil de acompanhar, e na hora de escolher o penteado mais adequado, existem múltiplos fatores a considerar que dificultam a missão. Os cortes emolduram o rosto, dando-lhe destaque, e podem até fazer a testa parecer maior, mais redonda ou até mais quadrada. Além disso, são sempre uma extensão da personalidade de cada pessoa.
De acordo com Pedro Ribeiro, hairstylist do salão Além, “as tendências para o próximo ano envolvem cabelos muito texturizados, com movimento e várias nuances dos anos 70”. Falamos da época da atriz Farrah Fawcet e do seu look em “Charlie’s Angels”, com franjas neste formato.
Entre os estilos que “transitam das passarelas para a vida real”, mas que muitas mulheres “não têm tanta coragem para adotar”, o chamado shaggy hair é o corte no topo da lista daqueles que vão fazer sucesso durante o próximo ano. Pode ser feito tanto em cabeleiras mais longas como em fios pelos ombros, pois não perde a “inspiração rockstar” que o distingue.
Pedro explica porquê: “É um corte escadeado e com muito movimento. O destaque acaba por ser a franja”. A versão de 2023 quer-se com uma textura em camadas bem marcada, completamente desfiado para dar um aspeto mais selvagem. A opção acaba por estar muito colada ao mullet, que se prevê que venha a ser muito adotado pelos homens no próximo ano.
“O shaggy é o estilo mais fácil para assumir uma mudança sem passar por uma transformação demasiado drástica”, acrescenta o haistylist. “Nem todas as referências da passarela se traduzem de forma incrível para o dia a dia. Algumas exigem muita manutenção, outras requerem styling diário. O shaggy é mais orgânico e adapta-se a várias pessoas e visuais diferentes.”
Além disso, é impossível não mencionar a sensualidade associada a este tipo de corte. Se para nós, a palavra “shag” pouco significa, nos países anglo-saxónicos tem múltiplos significados. Não só representa um estilo de penteado, mas é também um forma coloquial de descrever o cabelo das mulheres após o sexo, que fica com um aspeto mais solto e despenteado — “shag” significa “sexo”.
A nova rainha consorte de Inglaterra, Camilla Parker-Bowles, é um dos nomes que fez da atual tendência uma das suas imagens de marca, quando adotou o famoso penteado há mais de 30 anos. Desde então, nunca mais o abandonou. O motivo é simples. Apesar de ser um corte retro, tem a capacidade de dar um ar mais leve e jovem a quem o usa, daí ser cada vez mais visto entre as mulheres.
Alternativas que (também) são um sucesso
Embora sigam a mesma onda revivalista, existem mais duas opções de corte em conta. A primeira é uma tendência para o cabelo médio, o french bob, que capta o charme e o requinte do estilo parisiense. Inspirado no intemporal cabelo Chanel, pode ou não ter franja.
“De qualquer das formas, a tendência é usar o corte sem franja, para refletir a sua personalidade”, com um “je ne sais quoi” próprio, e por estar colada à mesma energia do zeitgeist da década de 70.
Por outro lado, embora exista há muito tempo, o pixie cut vai transitando dentro dos cabelos curtos ao longo dos anos. E seria impossível não fazer parte da lista quando a princesa Diana, a principal embaixadora do estilo, voltou a ser o tema do dia com a nova temporada de “The Crown”. No entanto, nos cabelos mais curtos, mudam-se os pormenores e, em 2023, há novos formatos que merecem a sua atenção.
“Este ano, o que está em voga é o corte pixie com assimetria”, explica o hairstylist. Este detalhe prospera quando combinado com uma parte lateral profunda, garantindo o volume no topo. “Dentro dos formatos mais curtos, os pixie podem ser mais compridos ou mais curtos, porque é importante ver o que encaixa melhor no formato do rosto da pessoa”, conclui.
Carregue na galeria para ver como várias mulheres estão a adotar estes três cortes e inspire-se antes de ir cabeleiro mudar de look.