compras

A nova moda da Internet resulta mesmo: fazer caracóis com um coador da massa

Um vídeo colocou milhares de mulheres a abrirem os armários da cozinha para cuidar do cabelo. A NiT falou com um hairstylist sobre o fenómeno.
Mais um truque inusitado.

“Já não sei distinguir o que é loucura ou genial”. A frase pode retratar a maior parte dos truques de beleza que têm invadido as redes sociais, ora estranhos e perigosos, ora eficazes. Mas foi a legenda escolhida pela criadora de conteúdos Liz Fox para descrever um tutorial para o cabelo que tem enlouquecido as mulheres.

A norte-americana decidiu deixar de lado os equipamentos caros e encontrou num objeto trivial, presente em qualquer cozinha, a solução de baixo orçamento para cachos mais definidos. Colocou um coador da massa metálico na cabeça e, com os fios molhados na peneira, usou um secador de cabelo para criar um difusor improvisado.

Desde que foi publicado no TikTok, em janeiro, o vídeo já acumulou mais de 24 milhões de visualizações, quase 1 milhão de likes e cerca de 10 mil comentários. Entre eles, há muita gente dividida com a ideia inusitada. Para perceber a eficácia, que tem sido recriada um pouco por todo o mundo, a NiT falou com um profissional.

https://www.tiktok.com/@foxcraftcustom/video/7189279759401078058?embed_source=121331973%2C71011723%2C120811592%2C120810756%3Bnull%3Bembed_masking&refer=embed&referer_url=www.glamourmagazine.co.uk%2Farticle%2Fpasta-strainer-hair-hack&referer_video_id=7189279759401078058

“Como as ondas ficam tão apertadas dentro do crivo, e não deixa passar muito ar, os caracóis acabam por secar de forma mais arrumada”, explica à NiT o hairstylist Marco Baeta. “É quase a mesma coisa que usar um difusor, mas só que este deixa os cachos mais arranjados”.

Embora seja uma boa forma de conseguir um cabelo volumoso de forma rápida, o processo peca no acabamento e na duração. Ainda assim, é uma boa alternativa para quem não tem o aparelho em casa, visto que costuma ser um investimento mais caro.

Os cuidados a ter

Quanto a efeitos secundários, o cabeleireiro garante: “Não deixa o cabelo danificado, é apenas uma ferramenta como qualquer outra”, frisando que, embora não seja perigoso, há certos cuidados a ter, visto que “existem equipamentos certos”.

Como está a lidar com metal puro, a principal dica é certificar-se de que está a usar um secador com temperatura baixa a média, de forma a não queimar os fios. A preocupação também aumenta pelo facto de estar a fazer este penteado diretamente com o cabelo molhado.

Outra recomendação de Marco Baeta passa por borrifar o cabelo com um spray de proteção contra o calor — como o Fluidissime, da Kerastase —, logo após a lavagem com champô e condicionador. A aplicação de uma mousse para manter o styling intacto também é indicado.

Apesar de muitas mulheres se questionam sobre se esta prática é higiénica, a verdade é que a tendência está a alastrar por todo o mundo. Isto acontece porque o truque não serve apenas para quem tem o cabelo naturalmente encaracolado. Pode ser usado para quem tem os fios ondulados ou até mesmo finos, de forma a ganharem personalidade.

Se gosta de cabelos com movimento e textura, a NiT selecionou várias imagens de mulheres com o penteado frizzy waves, incluindo personalidades conhecidas, para se inspirar.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA