Os miúdos precisam de muitas, mesmo muitas coisas. Todos os pais o sabem, mesmo aqueles que evitam comprar os artigos ou gadjets que estão na moda. Peças de roupa de muitos tamanhos (algumas são usadas apenas duas ou três vezes), brinquedos que estimulam isto e aquilo, livros, jogos e peluches — representam apenas uma parte de uma longa lista. Porém, rapidamente estes artigos deixam de servir ou estragam-se.
Como forma de evitar o desperdício e reduzir a pegada ambiental, uma mãe e avó, Inês e Teresa Figueiredo, de 39 e 63 anos, respetivamente, criaram um projeto inovador no País. A Color Square é uma concept store online dedicada aos miúdos e famílias, que reúne marcas amigas do ambiente que “estimulam a criatividade dos mais novos e o free play”.
“Há três anos, incentivadas pela pandemia, surgiu a ideia de fazermos algo juntas”, diz-nos Inês. As duas trabalham dna área cosmética, ligadas pelos laços familiares à indústria farmacêutica. “Sempre imaginámos fazer algo nesse campo”, mas os anos mudaram-lhes as voltas. “Num mundo que enfrenta inúmeros desafios e onde se torna cada vez mais importante a formação das gerações futuras, achámos que fazia todo o sentido embarcar nesta aventura.”
Inês é mãe de três rapazes, Teresa já é avó. O gosto pela sustentabilidade e a preocupação com o ambiente defiram o mote e a experiência familiar guiou o processo. Uma viagem a duas até Paris e Amesterdão, em janeiro de 2022, marcou o início do negócio. “Adoro viajar e a inspiração que vem de fora é fundamental para o Color Square”. Foram precisamente desses passeios que trouxeram os primeiros artigos da loja.
Apesar de ser uma marca nacional, reúne mais de 30 parcerias com empresas internacionais. “É a one-stop-shop onde as famílias podem encontrar tudo o que precisam para educar miúdos felizes”. Desde arts&crafts, a livros, passando pelos jogos e brinquedos de construção que reúnem pais e filhos num ambiente de cumplicidade e partilha, a oferta é grande.
“Tratar as outras crianças como tratamos as nossas” é o principal objetivo da Color Square, que valoriza a família e a natureza. Têm a ambição de proporcionar uma vida mais alegre e saudável aos miúdos, através de artigos que promovem as brincadeiras e o bem-estar.
As marcas que integram a concept store são selecionadas de forma criteriosa, com base no seu compromisso com a sustentabilidade, diversidade e estímulo que potencializam. “O critério na escolha é terem brinquedos produzidos em materiais amigos do ambiente como a madeira ou o plástico reciclado, que promovem o upcycling e, acima de tudo, que duradouros, que possam passar por vários miúdos, uma vez que nada é mais sustentável do que a durabilidade.”
Austrália, Hungria, Turquia. Reunindo dezenas de negócios de todo o mundo, “ainda que a maioria sejam europeus”, a Color Square procura apresentar marcas pequenas e familiares, que ainda não sejam muito conhecidas, mas que sejam boas alternativas às gigantes da indústria. “O importante é que tenham artigos que façam sentido ter em casa e que eu usaria”, resume. Foi preciso contactá-las “uma a uma”, apresentar o projeto e “esperar que aceitassem”. Houve umas que o fizeram imediatamente, outras que preferiram esperar pelo desenrolar do negócio. Hoje, Inês diz estar rodeada de “pessoas inspiradoras”.
Disponível apenas online (por enquanto), a Color Squase oferece uma vasta gama de artigos que estimulam a imaginação e brincadeiras livres. Muitas vezes, não existem instruções, incentivando os mais novos a conduzirem a sua própria forma de brincarem. Desta forma, “desenvolvem a criatividade, nomeadamente através de brinquedos que permitem explorar a natureza e o faz de conta”.
Uma vez que os brinquedos não têm circuitos eletrónicos nem instruções, há uma maior independência e controlo sobre como jogar. Os livros do catálogo são aquilo de que mais se orgulham. Todos em inglês, e sobre natureza ou outros temas importantes, “roubam tempo em frente aos ecrãs e incentivam o desenvolvimento de outras capacidades”. Além de consciencializar miúdos, querem contribuir para o desenvolvimento da empatia.
A marca de roupa própria que se junta à concept store no fim do ano, “era o passo que fazia sentido de forma a complementar e diferenciar a loja de brinquedos de qualquer outra”. Esta linha de vestuário que promete ser sustentável e duradoura está em fase de produção. Ainda não está disponível, mas já sonha alto: “queremos que as peças passem de um irmão para outro, sejam partilhada entre primos e cheguemaos netos”. Intemporais, e de cores vivas, os modelos afastam-se do conceito de coleção e estações do ano. Longe vai estar também a separação por género.
Para a criar, pediram a colaboração de artistas e ilustradores portugueses. O primeiro nome mantém-se em segredo. As fundadoras revelam apenas que se trata de “uma ilustradora infantil muito boa”. Sem prazo de validade como as habituais coleções, as peças irão estar à venda enquanto “fizer sentido”, sendo que podem estar disponíveis criações de vários autores. Os clientes podem esperar modelos únicos, feitos em algodão orgânico ou noutros materiais sustentáveis e duradouros. Estarão disponíveis para idades entre um e os 11 anos.
Lançada a 24 de julho, a recetividade da Color Square “está a ser bastante positiva”. Navegar pelo site não podia ser mais simples. Uma vez lá, há a hipótese de pesquisar por marca, idade ou categoria. Selecionado o artigo, escolhe-se o tipo de entrega (para Portugal demora cerca de dois dias) e método de pagamento. O processo de envio é feito pela mãe e filha, utilizando sempre embrulhos recicláveis. Os clientes de Lisboa podem optar pela recolha das encomendas num ponto de entrega.
No futuro ambicionam abrir um espaço físico, estimular a internacionalização e organizar projetos com a comunidade. “Ideal para todos aqueles que nutrem preocupações ambientais, se relacionem com miúdos, procurem dar-lhes novos estímulos e transmitir-lhes valores de diversidade, empatia e, estimular a criatividade e brincadeiras ao ar livre, conta com marcas mais ou menos conhecidas que podem ser encontradas na concept store online com opções a partir de 10€”.
Carregue na galeria para ver alguns dos artigos que pode comprar na Color Square e os respetivos preços.