compras

Marimê: a marca de biquínis exclusivos para quem adora criar padrões

Mariana Moreira lançou a loja online em 2022. O objetivo é vender peças adaptáveis a qualquer corpo e mulher.
A produção é 100 por cento portuguesa.

A aventura pelo mundo da swimwear começou em 2021, mas a paixão por estas peças nasceu quando Mariana Moreira tinha apenas 13 anos. Nessa altura, passava por diferentes lojas e nunca encontrava nada de que gostasse, fosse pelo tamanho, cores ou até mesmo os modelos.

A verdade é que o “bichinho” pela costura sempre esteve bastante presente. “Lembro-me de ver a minha avó a costurar em casa e foi ela quem me ensinou os primeiros passos”, explica a jovem de 23 anos, natural de Cantanhede. Em 2020, com a pandemia decidiu aprofundar os seus conhecimentos na Escola de Costura de Coimbra. 

“Sempre foi a peça de roupa que mais gostou. Primeiro comecei por explorar, a criar peças para mim e para familiares e amigos. Acabaram todos por adorar o que criava e deixava-me a pensar se deveria seguir em frente com algum projeto meu”, salienta. “Na pandemia não havia grande coisa para fazer, então decidi apostar e experimentar”, acrescenta. 

O conceito ainda não estava completamente assente, só sabia que queria criar biquínis totalmente personalizáveis. Sempre continuou através da tentativa e erro até começar a ter cada vez mais clientes e que tudo fosse fluindo. Assim nasceu a Marimê em 2022, com o primeiro lançamento. O nome da marca surgiu numa brincadeira e trocadilho com a própria. “Todos os meus amigos me chamam de Mari e juntei a sonoridade da letra M do meu apelido, Moreira”. 

Entretanto, Mariana já terminou a licenciatura em Farmácia Biomédica na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra e está prestes a concluir o mestrado em Tecnologia Farmacêutica na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. “Não é fácil conjugar tudo e é preciso muita paciência. No começo, o tempo de espera das encomendas era de uma semana, o que passou para as três com o aumento do volume de encomendas”. 

Cada biquíni completo demora cerca de duas horas a ser concluído, desde o corte ao embalamento. “Todos os anos, lanço uma coleção com três biquínis completos e um fato de banho”, explica. Esta é uma forma de atualizar os modelos e os padrões disponíveis. Todas as coleções são inspiradas em locais que visitou e, por isso, este ano a cidade escolhida foi Miami. 

No entanto, os modelos antigos nunca deixam de existir. Neste momento, estão nos destaques do Instagram os modelos e padrões disponíveis. Todos os pedidos são feitos por mensagem e cada cliente pode colocar a imagem de tudo o que pretende. Não precisa de escolher o mesmo modelo da parte de cima para a parte de baixo, ou seja, pode criar a combinação que deseja.

O mesmo se aplica relativamente aos padrões. Por cada biquíni, pode escolher até quatro combinações de cores diferentes, uma vez que todos os modelos são reversíveis. Além disso, pode ainda personalizar todos os aspetos: é possível encurtar ou alargar a cueca, ou colocar tamanhos distintos para ambas as partes. 

“Pode ser tudo feito à medida, basta enviarem-me as medidas certas. Fora isso, pode seguir a tabela de tamanhos que utilizamos”, salienta. Por fim, pode ainda decidir se prefere com ou sem almofada. “Todos os detalhes são personalizáveis para um biquíni completamente único”

À semelhança do ano passado, a Marimê vai estar na feira Expofacic, em Cantanhede. “Experimentámos estar lá no ano passado e correu muito bem. Tivemos muitas encomendas e por isso, este ano, decidimos pedir ajuda a uma fábrica de biquínis de Coimbra para que possa ter algum stock disponível. Vão ser todos modelos exclusivos”, conclui. 

Até julho, Mariana acredita que a coleção deste ano esteja disponível. “Todos os anos aceitamos encomendas de março até outubro e estamos sempre a produzir”. Os biquínis custam 40€, independentemente dos padrões e modelos escolhidos. Os fatos de banho já chegam aos 60€. A produção é 100 por cento portuguesa.

Carregue na galeria para conhecer os biquínis da Marimê.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA