Depois de começar a vestir celebridades nacionais e internacionais, Tomás SSancho avançou para o desafio seguinte: lançar uma coleção própria. As suas criações desfilaram, pela primeira vez, a 9 de dezembro de 2023, em Cantanhede, local onde nasceu o conceito SSancho, que passa por apresentar roupas de alta costura, criativas e que funcionem para ambos os géneros, sem preconceitos ou discriminações.
Foi exatamente com estas bases que Tomás lançou uma nova coleção, na passada sexta-feira, 8 de novembro. A Justina CC apontada como sendo mais arrojada e focada no pronto-a-vestir. “Queria criar peças versáteis que dessem para várias ocasiões, desde o supermercado até às galas”, explica o jovem, de 23 anos.
Todas as peças são feitas com um tecido acolchoado, que antigamente era utilizado para fazer colchas. Por isso, todas as opções surgem em bege e com aplicações espelhadas com o nome da marca. “Considero que tem um ar mais elegante e maduro que funciona tanto para os jovens, como para pessoas mais velhas”, salienta.
Todas as peças são oversize e há ainda duas grandes novidades. Pela primeira vez, a marca lança duas malas de diferentes tamanhos, com o mesmo tecido. “Sempre fui fascinado por este tecido e há poucas marcas em Portugal que o utilizam para criar roupa. Depois de muita pesquisa encontrei uma empresa que desenvolve uma referência com mais de 90 anos e decidi resgatar esse tecido para esta coleção”, conta. Para isso, Tomás acrescentou mais uma etapa ao processo de fabrico, de forma a evitar que o tecido encolha com as lavagens.
“Todas as coleções cápsula têm nomes femininos porque sinto que traz muito da essência da marca. O meu percurso sempre esteve ligado à minha avó e à inspiração que me dava. Agora faço questão de homenagear as mulheres e empoderá-las nesse sentido”, salienta. No caso da nova coleção, Justina era o nome da referência do tecido e Tomás decidiu que faria todo o sentido manter.
A coleção é composta por uma saia curta (96€), umas calças (170€), um blazer (322€), um casaco (348€), um top (116€) e ainda duas malas (165€/215€). “Tentamos criar peças que se adaptem às estações, umas que sejam mais quentes e outras que se possam usar tanto no inverno, como no verão”. Todo o processo criativo e de fabrico demorou cerca de um mês e meio.
As peças da coleção Justina estão disponível nos tamanhos S/M e L/XL e entre o número 34 e 40. Pode encontrá-las nas redes sociais. Se preferir, também pode agendar online uma visita ao atelier para ver os artigos ao vivo.
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História da marca SSancho
A moda surgiu na vida de Tomás SSancho de uma forma bastante natural e gradual. Desde pequeno que o criador se viu rodeado de agulhas e tecidos da avó materna, a sua principal influência nesta fase. Quando cresceu, foi perdendo o contacto com a área, até que tudo mudou em 2017. Este foi o ano que lhe devolveu “o bichinho da costura”, entre as roupas de Carnaval e da escola de samba.
Entre avanços e recuos, concluiu a licenciatura em Agricultura Biológica no Instituto Politécnico de Coimbra, durante a pandemia de Covid-19. Apesar de a natureza ser uma das suas grandes paixões, rapidamente percebeu que não queria seguir essa profissão, mantendo-a apenas como hobby.
Entre 2020 e 2021, decidiu começar a fazer a própria roupa, sem qualquer intenção de vender as peças. Todo este processo era documentado nas redes sociais e, em pouco tempo, começaram a chover pedidos. Em dezembro de 2023 decidiu dar um novo passo e abrir um atelier próprio. Assim nasceu a SSancho.
Em apenas um ano, Tomás teve a oportunidade de vestir celebridades nacionais e internacionais. A lista é extensa: Bárbara Bandeira, Liliana Filipa, Soraia Ramos, Nenny, Cuca Roseta, Dino Santiago e Luísa Sonza. “Tem sido uma viagem fantástica. Não quero ficar apenas conhecido por quem vestiu X e Y, mas sim pela qualidade e irreverência. Um dos maiores elogios que posso receber é que, mesmo sem verem o meu nome, reconhecerem que aquele trabalho é meu”, conclui.
Carregue na galeria para conhecer as peças da nova coleção da marca SSancho.