A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Coimbra decidiu criar a marca “Idem Aspas”. Os produtos vão da olaria às compotas, passando por biscoitos e um leque variado de artesanato.
Até ao momento, a oferta disponibilizada pela instituição está disponível nos Centros de Atividades Ocupacionais dos concelhos de Coimbra, Arganil, Cantanhede e Montemor-o-Velho e nas páginas do Facebook e do Instagram, mas em breve a marca vai ter um espaço físico para a venda ao público. O local escolhido foi a Casa de Chá no Jardim da Sereia — espaço, também ele, gerido pela APPACDM.
O objetivo, segundo o coordenador do projeto José Júlio, é chegar a 30 mil euros de faturação nos próximos cinco anos. Para concretizar essa meta, a instituição ambiciona vender os produtos da marca além das fronteiras dos concelhos do distrito de Coimbra. O catálogo de produtos tem preços que vão desde 1€ até aos 20€.
“Idem significa igual e as aspas querem dizer especial”, explica Helena Albuquerque sobre a escolha da designação da marca. No entender da presidente da APPACDM de Coimbra, “o objetivo é angariar fundos para potenciar a qualidade de atendimento; além disso, as pessoas que produzem estes produtos únicos são remuneradas proporcionalmente ao trabalho que desenvolvem”, descreve.
José Júlio afirmou ainda que “para as famílias também é muito importante verificarem que os seus familiares levam para casa algum dinheiro fruto do seu trabalho”. “Produzir alguma coisa válida cria-nos autoestima e faz-nos sentir parte da sociedade”, afirmou Helena Albuquerque.