Marilyn Monroe é um dos maiores ícones de Hollywood. Com a popularidade do filme “Blonde“, uma releitura ousada da sua vida, que estreou em setembro, na plataforma de streaming Netflix, o fascínio pela atriz voltou a ganhar outra força. Sempre atenta às últimas tendências da moda, as calças de ganga ocupavam o pódio quando queria um estilo casual e, ao mesmo tempo, sexy e rebelde. Na verdade, foi uma das primeiras mulheres e estrelas de cinema a usar jeans.
Em “Clash by Night”, emblemático filme dos anos 50, Marilyn Monroe deu vida a uma empregada de uma fábrica de conservas de peixe. A atriz aparece no ecrã com umas calças de ganga que, rapidamente, se tornaram numa peça de desejo. De forma a responder a este fascínio, a marca britânica de roupa Freddies of Pinewood recriou esse modelo, que está à venda na loja retro-vintage Coola Boola, na Praça do Comércio, em Coimbra.
As calças de ganga Clash by Night têm como tonalidade o azul índigo e são compostas por 100 por cento de algodão. Com costura dourada, botão frontal, seis presilhas e bolsos atrás, o seu principal detalhe é o selvedge, que, em português, significa borda própria. Esta característica é nada mais, nada menos, que uma risca branca que percorre a borda do tecido, fruto de um processo de confeção que regressa às origens da ganga.
Para ter ainda mais estilo, Marilyn Monroe revirava as bainhas das calças para que o selvedge fosse percetível. Tal como seria de esperar, a tendência pegou e é uma das apostas para esta temporada.
Em relação ao styling, “como são de cintura bem subida, dão para usar ora com uma camisola mais curta, ora com um top”, revela Cátia Melo, coproprietária do Coola Boola à New in Coimbra. “Tal como todas as calças da Freddies of Pinewood, estas têm sido bastante vendidas”. A moda é cíclica e, por isso, este modelo voltou a fazer sucesso na década de 1980. “As raparigas que gostam de vestir mais anos 80 são as que procuram estas calças”.
Tanto na loja física como na online, as calças de ganga Clash by Night de Freddies of Pinewood têm o valor de € 96,90 e estão disponíveis nos tamanhos 36, 38 e 40.
Aberto desde 2019, Coola Boola é um projeto criado de raiz por Cátia Melo e Pedro Serra. Para os mais curiosos, Coola Boola é uma expressão dos anos 50 que significa “fantástico, brutal, incrível”. No que diz respeito ao espaço, há uma série de serviços e experiências: loja, bar de cervejas artesanais, barbearia e estúdio de tatuagens. “Às vezes digo: “Vai viajar no tempo à Baixa”, conclui Cátia.
De seguida carregue na galeria para descobrir como combinar várias peças de ganga, uma tendência intemporal quando falamos de street style.