Quando visitamos uma nova cidade ou país, raramente resistimos a trazer uma recordação. Muitas vezes, um íman que acaba esquecido entre muitos outros na porta do frigorífico. Para contornar esta tendência, a Happy Socks lançou esta segunda-feira, 17 de julho, uma nova coleção com meias inspiradas em Portugal — que os estrangeiros vão adorar e os portugueses também.
Há muito que as meias deixaram de ser aborrecidas e monocromáticas (como eram na nossa infância). Hoje em dia não faltam designs arrojados, divertidos e muito coloridos. Deixaram de ser peças que tentavam ao máximo passar despercebidas dentro dos sapatos e escondidas pelas calças. Tornaram-se até num sinal de irreverência.
Para alguns são uma forma de mostrar um pouco de individualidade, em contraste com o cinzentismo dos fatos escuros e quase todos iguais. Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, é um dos fãs deste estilo e é muitas vezes visto com fatos formais e meias que são uma verdadeira explosão de cores e padrões — look que muitos outros começaram a adotar.
E não pense que é uma moda reservada ao sexo masculino. Muitas mulheres também adotaram as peúgas divertidas como peças statement em looks arrojados onde são combinadas com sapatos mais formais, como uns pumps de saltos altos ou uns mocassins.
As novas propostas da Happy Socks, marca sueca criada em abril de 2008 por Mikael Söderlindh e Viktor Tell, vão encher as medidas de quem já adotou a tendência.
Têm muita cor e padrões 100 por cento portugueses. Porquê? Uma das propostas inclui elétricos amarelos, outra tem chávenas de café e pastéis de nata. A terminar o trio está um par com sardinhas.
Não são vendidas individualmente, mas sim numa box chamada Portugal Edition II. Custa 35€ e podem ser adquirida na loja da Happy Socks em Lisboa e no site da marca.