Quando se trata de moda, há tendências que nos obrigam a fazer um verdadeiro exercício de memória. É certo que o revivalismo não é uma novidade, já que o estilo é cíclico e nenhuma peça fica para sempre no baú. A particularidade é que, este ano, o saudosismo leva muitas mulheres a recordarem-se das peças que usavam nos anos 90 e 2000.
Nos últimos meses, a forma como olhamos para os acessórios de cabelo tem-se transformado. As bandoletes, as molas e os ganchos, muito populares no início do milénio — e que pareciam ter caído completamente em esquecimento — voltaram a aparecer em muitas cabeças. Para trás, têm ficado os cabelos soltos e com um estilo descontraído.
Em 2023, há ainda outra forma de melhorar ou disfarçar um mau penteado — e sejamos honestos —de esconder as raízes oleosas. E não se trata apenas de preguiça.
Com o frio e seco, o couro cabeludo tem tendência a secretar mais sebum do que habitual e o excesso de óleo acumula-se mais depressa. Ou seja, muitas vezes o cabelo lavado na véspera parece ter sido lavado há três dias.
As fitas para o cabelo, nomeadamente as mais grossas, são um acessório que salvam os looks de muitas mulheres. Se antes eram vistas em looks desportivos, de tenistas ou de futebolistas, por exemplo, agora são dos acessórios mais gir para usar em qualquer contexto.
Bella Hadid headband style. pic.twitter.com/L6JIlbC8n2
— babies art (@BabiesArt_) December 28, 2022
Este fenómeno está relacionado com uma estética que se tornou tão popular que a indústria lhe atribuiu um nome. Chama-se gorpcore e consiste em usar roupas funcionais para atividades ao ar livre, mas que são usadas fora desse propósito. As mulheres procuram peças que mostram que o conforto e o lazer são cada vez mais valorizados em prejuízo da elegância.
Apesar disso, o mundo do luxo não está alheio a esta tendência mais despojada. Aliás, como é habitual, até ajudou a difundir o estilo. Foi o caso das fitas com cristais que vimos na passarela da Dior, com propostas para a estação fria de 2022, ou as headbands pretas no desfile de David Koma inspirado nos anos 90.
Se precisar de inspiração, pode sempre contar com os nomes habituais, que não resistem a um bom throwback. É o caso de Bella Hadid, com vários exemplos no seu feed do Instagram, ou a influencer sueca Matilde Djerf, conhecida pelos seus visuais trendy, alegres e sem medo de arriscar.
Um acessório consegue dar-lhe sempre aquele toque extra que é necessário para arrasar. Para o ajudar nesta escolha, a NiT encontrou algumas propostas que estão à venda em Portugal. Carregue na galeria para as conhecer.