A marca âncora da Inditex — a maior marca de fast fashion do mundo — está prestes a começar uma revolução. Em breve vai poder comprar roupa usada na Zara, a preços (ainda) mais acessíveis que o habitual.
A nova iniciativa da gigante da moda chama-se Zara Pre-Owned Service, uma plataforma online que vai ser lançada a 3 de novembro no Reino Unido. Trata-se de um projeto-piloto que pretende ajudar os clientes a repararem, venderem ou doarem as roupas compradas na cadeia da marca espanhola.
Através do site, os utilizadores vão poder agendar pequenos serviços de costura e também anunciar as peças que já não usam e desejam doar ou vender. Terão de publicar fotografias dos artigos e fornecer informações detalhados sobre os mesmos.
As vendas serão processadas através do site e aplicação da Zara, que irá funcionar, no fundo, como um marketplace de roupa em segunda mão. O principal objetivo da marca de fast fashion é começar a implementar estratégias que possam ajudar a reduzir o impacto ambiental a longo prazo.
“Nesta fase, esta plataforma é exclusivamente concebida como uma ferramenta para ajudar os clientes a prolongarem a vida útil das roupas e adotarem uma estratégia de consumo mais circular”, explica Paula Ampuero, chefe de sustentabilidade da marca, citada pelo “The Guardian”.
O mercado da roupa em segunda mão está em franco crescimento a nível mundial e são mais vez mais os grandes nomes da indústria a entrarem neste segmento. Atualmente, já existem vários pontos de venda em Portugal de roupa usada. Além de cadeias mais pequenas, como a Humana, várias retalhistas têm vindo a adotar esta tendência, como o Auchan ou o Continente. Pode conhecer melhor esta novidade dos supermercados da Sonae MC neste artigo da NiT.
Em 2023, a roupa em segunda mão vai chegar à loja online portuguesa da Kiabi, onde poderá comprar peças com preços a partir de 1€, como já lhe contámos. Carregue na galeria para descobrir algumas das peças em segunda mão — de várias marcas e preços — que já estão disponíveis no site francês da Kiabi.