compras

Estas jardineiras da Bershka são a peça mais versátil que vai encontrar este verão

Ficaram populares nos anos 60 e 70, com o movimento hippie. São tendência segura, prática e divertida.
Um must para este verão.

Este é um daqueles casos em que não vale mesmo a pena dizer que não gosta. Provavelmente vestiu jardineiras durante uma boa parte da infância — e ficou com boas memórias delas. Afinal, são uma peça versátil, prática e divertida.

Na verdade, nunca saíram verdadeiramente de moda e todos os anos são atualizadas com novos pormenores. Se antes eram uma peça mais usada no outono e inverno, agora ganham protagonismos nas estações mais quentes.

Começaram a ganhar popularidade no século XVIII, mas à data eram utilizadas por grupos específicos. Nos seus primórdios, eram feitas com materiais resistentes como a ganga (algo que se mantém até hoje) e eram utilizadas principalmente por homens, que tinham trabalhos físicos mais exigentes, como marinheiros, mecânicos, agricultores e mineiros.

Curiosamente, as mulheres só as começaram a ter no armário na Primeira Guerra Mundial. Na altura, como muitos dos homens mobilizados em combate, entraram em força no mercado de trabalho, especialmente nas fábricas. Para estarem mais protegidas e confortáveis, passaram a adotar a peça diariamente. 

Nos anos 60 e 70 do século passado, devido ao movimento contracultura protagonizado por muitos hippies, as jardineiras ganharam outra força. Bob Dylan, Janis Joplin e John Lennon não tardaram a subir aos palcos com um par. Atualmente, muitas celebridades são vistas com a peça, adaptada as tendências do momento.

Desta vez, é a Bershka que lança uma versão saia em ganga ainda mais prática. É uma peça extremamente versátil, que combina com quase tudo por baixo e será sempre confortável.

Pode optar por uma T-Shirt simples e justa, para criar um look mais discreto. Contudo, se prefere acrescentar um toque mais street style, pode sempre optar por uma camisola oversized, com padrões mais arrojados, para aderir às tendências dos anos 2000.

Relativamente aos sapatos, será sempre seguro usá-las com um par de sapatilhas. É muito comum ver jardineiras com, por exemplo, umas clássicas All Star — mas há liberdade para usar outros géneros. Até mesmo umas simples sandálias ficam bem, assim como umas combat boots, como as Doctor Martens.

Para dar um toque ligeiramente diferente ao outfit pode sempre desprender uma das alças, de modo a que fique descaída. Cria um ar descontraído e informal, numa peça que, originalmente, era conhecida pela sua irreverência hippie. Para elevar o look, pode sempre optar pelos clássicos acessórios — sabendo que a ganga fica bem com quase tudo, independentemente da cor. 

Pode encontrar as jardineiras à venda online, entre os tamanhos XXS e L, por 25,99€.

Carregue na galeria e conheça a seleção da NiT com outros modelos de jardineiras, de diferentes marcas, estilos e preços.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA