compras

Esqueça as selfies arruinadas pelo duplo queixo: há truques simples para o disfarçar

Nem todos podemos recorrer a procedimentos estéticos que o eliminam de vez. Felizmente, há formas de fazer crer que não o temos.
Acontece a todos.

É mais conhecido por duplo queixo, mas também há quem o trate por papada. Denominações à parte — embora a primeira seja considerada mais elegante —, é uma característica física que deixa muita gente enervada. Falamos da acumulação de gordura indesejada entre o queixo e o pescoço.

Normalmente, surge após os 35 anos, altura em que a pele começa a ficar flácida devido ao envelhecimento. Contudo, pode aparecer em qualquer idade, causado, por exemplo, por um processo de emagrecimento ou por fatores genéticos. Como o personal trainer Tiago Silva explicou à NiT, até a postura pode contribuir para desenvolver o temido duplo queixo. O melhor é começar mesmo a pensar duas vezes antes de passar horas a olhar para baixo para fazer scroll no telemóvel.

É possível eliminar ou disfarçar a indesejada papada recorrendo a cremes ou a uma lipoaspiração. Porém, ambos os métodos requerem algum investimento — financeiro e de tempo. A boa notícia é que existem pequenos truques que pode fazer sem sair de casa e sem precisar de abrir a carteira.

No caso dos homens, a barba é um grande aliado na hora de disfarçar a pele em excesso. Já para as mulheres, o corte de cabelo e a maquilhagem também podem ser usados a seu favor. Optar por cabelos longos e ilumine as zonas afastadas do queixo. Além disso, manter a coluna direita alonga o corpo e evita a chamada papada.

Um dos exercícios que pode fazer em casa é o de fazer a chamada duck face. “Este é um dos melhores treinos para eliminar queixo duplo. Pode realizá-lo sentado ou em pé”, diz à NiT o especialista. É tão básico quanto esticar os lábios o máximo possível, de forma a sentir os músculos do pescoço a apertarem.

“Depois, inclina a cabeça para a frente com o queixo em direção ao peito, mantendo os músculos tensos no pescoço. Atenção: faça este exercício sem dobrar as costas nem arquear os ombros”, indica Tiago Silva. O personal trainer recomenda que o repita cerca de vinte vezes por dia.

E como este, há outros truques a que pode recorrer para disfarçar o duplo queixo. Nas fotografias, por exemplo, há uma posição simples que pode adotar — aprovada pelos profissionais — que resolve o assunto. Sim, porque é habitual acontecer: está tudo perfeito — o cabelo, as roupas, até o cenário de fundo — e depois aparece aquele detalhe prestes a arruinar tudo. É um daqueles pormenores irritantes que acaba por nos obrigar a tirar fotos sem fim.

Renata Cesar, a norte-americana autora do projeto” Art of Being Photographed” (a “Arte de Ser Fotografado” em tradução literal), explicou ao The Daily Mail” a melhor forma de evitar estes pequenos falhanços fotográficos.

“[O truque passa por] não ter o queixo na posição em que o temos durante todo o dia. Devemos empurrá-lo para a frente, desenhando um pequeno arco, como se tivéssemos um pêssego aninhado debaixo do queixo”, explica. Dessa forma estará a separar fisicamente o queixo do pescoço, de forma a evitar o efeito de acumulação. “Dado que há uma maior distância entre a face e o pescoço, as câmaras olham para ambos  como duas superfícies distintas.”

Este exercício, explica Renata Cesar, ajuda a que a mandíbula aparente estar mais delineada e torna o pescoço mais adelgaçado. “Vai reparar que o queixo vai refletir uma pequena sombra, o que ajuda a criar a ilusão de que está mais magro.”

“Mover a cara em direção à câmara é sempre mais lisonjeiro numa fotografia. Torna a cabeça e os nossos ombros relativamente maiores do que são na realidade, quando comparados com o resto do nosso corpo”, diz sobre outro truque para ajudar a disfarçar os quilos a mais.

Roupa e acessórios

Colocar lenços, camisolas ou vestidos com decotes em bico e escolher tecidos mais folgados e que não apertem o pescoço são outras das sugestões. Pode também optar por usar cores fortes perto do queixo. Evite, porém, as peças com riscas e bolas estampadas.

Opte por chapéus com modelos mais irreverentes. Estes acessórios vão chamar à atenção, desviando-o do seu queixo. Se tem um rosto quadrado, compre um chapéu redondo. No caso das caras mais redondas, ou em formato de losango, recomenda-se a utilização de chapéus que fiquem apoiados na parte de trás da cabeça, como as boinas. Opte também por completar os looks com joias compridas.

Maquilhagem

Na altura de se maquilhar, há algumas técnicas que ajudam a disfarçar o duplo queixo. Usar um corretor cerca de dois tons mais escuro do que a sua base para iniciar o contorno do rosto é uma delas. Com um pincel médio, comece por passar o corretor desde a orelha até ao maxilar. Ao terminar, use uma esponja de esfumar para misturar fixar bem a maquilhagem.

Passe, depois, um pó bronzeador nas laterais do rosto. Comece nas têmporas e faça um “E” com o bronzeador, seguindo a curvatura do rosto, com a parte central do E na altura do nariz. Vá seguindo pelas bochechas, até chegar no maxilar. De seguida, destaque as bochechas com um blush. Finalize o visual com um delineado.

Penteado

Se usa franja, deixe-a crescer até às sobrancelhas. Uma franja de lado também funciona. Ao dar uma certa assimetria à cara, o estilo cria profundidade e disfarça o queijo duplo. Os cortes de cabelo curtos — ou longos, mas em camadas — funcionam da mesma forma.

Há, pelo menos, mais cinco truques que pode aplicar facilmente para acabar de vez com o duplo queixo. Carregue na galeria para descobrir quais são.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA