A marca de joias CINCO, criada e produzida em Coimbra, está a conquistar o mundo. Com peças minimalistas, simples mas com atitude, baseadas nas tendências e inspirações vintage, 70 por cento das vendas são para fora de Portugal através da loja online. Entre os dias 24 e 26 de novembro, para celebrar a Black Friday, a marca vai oferecer 25 por cento de desconto em todos os artigos. Além disso, criou uma página online exclusiva para a campanha e um gift guide com várias secções e que pode ser uma ajuda preciosa na hora de escolher o presente certo.
A CINCO é especializada em joias finas e semi-finas, feitas de prata 925, ouro, pedras preciosas e semi-preciosas, com ênfase na produção de origem responsável e na atenção aos detalhes. As peças são criadas por Li Furtado, 40 anos, natural do Alentejo, mas a residir em Coimbra desde os tempos de estudante de Geografia na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Assume-se como “sonhadora e designer”. O marido, Miguel Pereira, 41 anos, é “o homem das contas”, diz à New in Coimbra.
As joias são todas feitas na região de Coimbra, na zona de Mira, com “extrema delicadeza”, produzidas à mão, num atelier com “um processo manual notável para cada peça única”. O showroom fica na Rua da Casa Branca, no mesmo espaço onde funciona o quartel-general da empresa criada em 2017 e que conta já com cinco funcionários.
Li sempre gostou de moda e o fascínio pela joalharia foi surgindo com o tempo. Depois de terminar o curso de Geografia, trabalhava na área de consultadoria e planeamento, mas faltava qualquer coisa. “Despedi-me e fundei a CINCO”, simplifica. E porquê CINCO? “Começa com a minha data de nascimento: 05.05”, revela. O nome da marca espelha o conceito que encerra peças dirigidas “àqueles que se querem expressar com peças de joalharia simples, mas notáveis, acolhendo ao mesmo tempo a sua própria individualidade”.
A CINCO tem conquistado clientes fiéis e mercados importantes em todo o mundo. Uma percentagem de 70 por cento das suas vendas segue para fora de Portugal. O Reino Unido, os Estados Unidos da América e a Coreia do Sul são os mercados mais relevantes, mas países como a França, Alemanha e Itália estão também entre os dez principais mercados, garante a empresária.
Definindo-se como mais do que um negócio, a CINCO construiu no Instagram a comunidade #cincopeople, composta por seguidores (163K no Instagram) que estão constantemente a partilhar as suas próprias peças e experiência com a marca.
Nos últimos meses, apostou em lançamentos que têm sido um sucesso. Falamos da coleção Elin e do lançamento diferenciado de alguns best sellers de prata 925 com banho de ródio negro. Todas as peças disponíveis na loja online vão estar com 25 por cento de desconto durante a campanha Black Friday da marca, de 24 a 26 de novembro. Com o objetivo de aconselhar melhor os seus clientes, a CINCO criou uma página exclusiva para esta campanha.
Assumindo que esta pode ser a melhor oportunidade para comprar o presente de Natal perfeito, os seguidores da marca poderão encontrar no gift guide do site secções personalizadas e divididas por categorias: mais vendidos; colaborações exclusivas; peças que permitem gravações exclusivas; e ourivesaria, com peças de ouro e pedras preciosas. “O objetivo é que todos consigam encontrar o presente perfeito para si ou para oferecer, no grande leque de oferta da CINCO, onde por certo todos poderão encontrar uma peça de joalharia com atitude”, refere a marca.
De seguida carregue na galeria e fique a conhecer algumas criações da CINCO.