Fashionista que se preze, conhece a CINCO, uma marca de joias que levou o nome de Portugal mais além — e até à Semana de Moda de Londres. No entanto, o que pode não saber é que a CINCO é de Coimbra. Li Furtado, 40 anos, é a fundadora da marca que já conquistou a confiança da mulher que gosta de estar na moda. A amante de estética, design e criação, afirma à New in Coimbra: “A paixão por joias foi crescendo com o contacto com esse mundo.”
Apesar de se ter licenciado em Geografia, o ‘bichinho’ da moda esteve sempre presente, impulsionando-a a lançar-se no online com o blogue “thegirlchic”. “Abriu-me portas para este mundo e para a CINCO. Foi o primeiro passo de tudo.” Antes de criar a sua marca, Li trabalhou como consultora, o que, de acordo com a própria, “(…) foi uma escola incrível”. “Essa aprendizagem foi essencial para o arranque da CINCO. Tenho plena noção que há capacidades que adquiri que sem os dez anos de experiência nunca teria conseguido.”
Determinada em sair da sua zona de conforto e em conseguir um rendimento extra, começou a vender peças de bijuteria no seu blogue. Em 2017, de forma espontânea, a CINCO viu a luz do dia. “Numa tarde, sem nenhum plano, criei o site.” Apostar em peças com qualidade foi uma prioridade desde o início de tudo. “O fator qualidade exigiu que tudo começasse a ser em prata e feito numa oficina em Portugal.”
De brincos a colares e pulseiras, a CINCO tem uma variedade de joias para vários gostos e estilos, mas se há peça que tem um lugar especial na memória — e coração — da criadora é o Ginger Necklace. “Primeiro, porque era um mapa-mundo, então fez a transição entre os dois grandes momentos da minha vida: o de geógrafa e o atual. Segundo, porque foi o nosso primeiro sucesso, usado globalmente.”
Li recorda que a sua primeira compradora foi uma amiga, a Sara Sebastião, e que existem clientes que acompanham a caminhada da marca desde o seu primeiro capítulo. No início, a criadora afirma que não foi fácil criar uma relação com a mulher portuguesa. “Foi, sem dúvida, um percurso, mas percebo que foi necessário, pois o que faço agora é mais interessante e diferenciado do que o que fazia no início.”
Com os olhos postos no que se faz lá fora, a marca tem uma presença forte no mercado global, a chave para o seu sucesso. “Cerca de 70 por cento das nossas vendas são exportações, mas isso sempre fez parte do ADN da marca. Sempre comunicámos e nos posicionámos dessa forma, então acho que foi uma conquista natural.”
O processo de criação de uma joia requer um “trabalho moroso de pesquisa incessante de imagens e referências culturais até uma ideia mágica surgir num acaso oportuno.” A marca não aposta em coleções. O elemento surpresa é a alma do negócio. “Preferimos ter o site em permanente atualização, ou seja, todos os dias podem aparecer novidades.”
A CINCO nasceu, cresceu e vive em Coimbra. “A marca é como a cidade: tem uma certa intemporalidade que a atravessa, com uma personalidade única.” Apesar das empresas de moda estarem alocadas em Lisboa ou Porto, Li nunca pensou sair de Coimbra. “Adoro viver aqui, tenho uma qualidade de vida incrível e, ao mesmo tempo, estou muito bem posicionada geograficamente. Viver numa grande cidade é sobrevalorizado, principalmente quando, no nosso dia a dia, temos rotinas absurdas e acabamos por não conseguir usufruir do que nos une às grandes cidades.”
Com o início de um novo ano, a CINCO escreve um novo capítulo na sua história de sucesso. Para 2023, Li Furtado tem um desejo: “Quero que os nossos lançamentos continuem a ser disruptivos face ao que é esperado de nós”, conclui.
Carregue na imagem e conheça algumas peças da CINCO.