É na movimentada Rua General Humberto Delgado, em Coimbra, que nos cruzamos com a Casa Torta, uma das lojas da cidade onde podemos encontrar roupa e acessórios vintage e em segunda mão. O espaço, inspirado num livro de Agatha Christie com o mesmo nome, está aberto desde 2012 e é a materialização de um gosto pessoal da proprietária Isabel Santos.
“Habituei-me, quando era mais nova, a usar coisas de uma tia”, revela. O gosto foi crescendo e passado para a filha, que de certa forma, a entusiasmou a tornar o negócio numa realidade. “É uma oportunidade de as pessoas obterem roupas que querem a outro preço, mas também de promover a sua circulação e evitar compras desnecessárias. Há quem compre nas lojas normais e que depois chegue aqui e encontre peças idênticas ou em bom estado”, diz.
Assim que entramos na Casa Torta e à medida que vamos mexendo e remexendo nas peças, encontramos casacos, sapatos e malas de marcas como a Guess, Dior e Burberry. “As peças chegam à consignação. As pessoas trazem a roupa, temos uma percentagem que damos se a vendermos, mas se não a conseguirmos vender, devolvemos no fim de cada estação”, conta Isabel Santos. É só esporadicamente que proprietária compra peças, porque são ou mais baratas ou porque se assumem como uma boa oportunidade de negócio.
Assistimos a uma procura cada vez mais crescente de roupa vintage e em segunda mão e, em Coimbra, essa procura, de acordo com Isabel, também é uma realidade. “Vim para aqui há dez anos e não tinha nada a ver com o que é agora. Acho que há uma mudança muito grande na quantidade de pessoas que procuram a loja”, afirma. Esta mudança também se verifica na qualidade das peças que chegam à Casa Torta. “Traziam-me roupa muito mais usada e estragada, que, muitas vezes, tinha que devolver. Agora não, há um certo cuidado”, sublinha.
Apesar de Isabel não querer expandir o negócio na vertente da moda, gostava de criar uma loja online para decoração vintage e em segunda mão. “De vez em quando, tenho objetos de decoração e vou vendendo. Portanto, se calhar, ter online esse tipo de coisas seria útil”, considera deixando no ar a possibilidade.
De seguida carregue na galeria e conheça mais sobre a Casa Torta.