compras
ROCKWATTLET'S ROCK

compras

O retiro serrano a 40 quilómetros de Coimbra perfeito para uma escapadinha em família

A Casa do Ti Tóte, recebida em herança, foi reconstruída em 2022. Desde então, Andrea recebe os hóspedes "como se fossem filhos".

O Talasnal, uma das várias Aldeias de Xisto, situa-se na Serra da Lousã, a 40 quilómetros de Coimbra. É um local que foi sofrendo várias alterações ao longo do tempo. Outrora, chegou a ter uma escola e uma centena de habitantes. Atualmente, o único morador é Jorge, proprietário de um café na aldeia.

Nos últimos anos, a aldeia foi re-descoberta e tem sido alvo de uma reabilitação cuidada. As casas restauradas respeitam a dimensão e disposição original dos edifícios. A gastronomia e a beleza da paisagem serrana são outros dos atrativos que merecem uma visita. Que o diga Andreia Costa, de 51 anos, proprietária da Casa do Ti Tóte, a cerca de uma hora de carro de Coimbra.

A história da propriedade começou a ser escrita há mais de 40 anos, quando António Costa, médico de profissão, comprou três casas na aldeia do Talasnal. Os anos foram passando e nunca mais lhes deu grande importância. Morreu em 2016 e, nessa altura, após a leitura do testamento, as três filhas ficaram a saber que tinham herdado uma casa cada uma. Quando foram à descoberta da heranças e encontraram a aldeia, ficaram “maravilhadas”, recorda, em conversa com à New in Coimbra. As casas, porém, estavam em ruínas e, tal como as irmãs, Andreia decidiu imediatamente reabilitar a sua, em homenagem ao pai.

O processo de reconstrução, que teve início em 2019, foi demorado, devido à dificuldade em encontrar empreiteiros que trabalhem o xisto. “É um trabalho de mestre. As pessoas que constroem casas assim, são verdadeiros artistas”, afirma a proprietária. A Casa do Ti Tóte, como decidiu chamar-lhe, ficou pronta no final de 2021 e começou a receber hóspedes nessa altura. O nome é inspirado na forma carinhosa como os primos de Andreia tratavam o tio António, seu pai.

A renovação do imóvel respeitou a arquitectura tradicional, para ficar tal como era originalmente, facto que, para a proprietária, a torna ainda mais especial. É composta por três pisos, na vertical. O rés do chão acolhe a cozinha e uma casa de banho de apoio. A sala fica no primeiro andar e, no último piso, fica o quarto e uma casa de banho completa.

A parte exterior engloba três patamares diferentes: a zona da piscina, uma área de refeições e o “fogo de chão”, um local com lareira exterior, que só pode ser acesa no inverno, e que permite aproveitar as comodidades ao ar livre, mesmo no inverno.

O espaço é pet friendly, aloja até quatro pessoas e a estadia inclui sempre uma oferta de boas vindas: uma garrafa de vinho e bolachas artesanais feitas por Andreia. Os valores oscilam entre os 150€ e os 200€ por noite, consoante o número de visitantes.

Trato os meus hóspedes como filhos. Adoro partilhar com eles um bocadinho da história da minha família, especialmente do meu pai. Sou muito feliz nesta aldeia, aqui sinto-me verdadeiramente em casa. Sempre que posso, faço questão de receber as pessoas que cá vêm pernoitar”, revela a proprietária.

Para quem visita o Talasnal, Andreia tem uma série de recomendações: desde restaurantes “onde se come muito bem”, como O Curral, A Taberna, A Ti Lena e o Retalhinho, que fazem “os melhores bolos de castanha, patenteados por eles”; aos “percursos imperdíveis, que percorrem paisagens lindíssimas”, como os trilhos da Levada, do Castelo e o do Candal. 

O feedback dos hóspedes tem sido, desde o início “espetacular”. “Tenho muitos que são ‘repetentes’, de tantas vezes que cá vêm. Depois, entre os que visitam a aldeia pela primeira vez, e vêm de todo o mundo. Às vezes, a ler as reviews que deixam no Booking ou no livrinho que lá tenho em casa, até me cai uma lágrima. Penso que o meu objetivo, —  transmitir amor e oferecer uma experiência única a quem se quer perder nesta aldeia, — tem sido cumprido”, conclui a empreendedora.

“Espero que este projeto continue a ser uma fonte de felicidade, como tem sido até agora. Adoro isto”, remata, deixando no ar, que, no futuro, terá um novo alojamento local no Talasnal. A Casa do Ti Tóte podem ser reservada online ou por telefone (914 006 919).

Carregue na galeria para ver mais imagens deste retiro serrano a 40 quilómetros de Coimbra.

ARTIGOS RECOMENDADOS