O desaparecimento do fato é um tema discutido há várias décadas. Porém, as peças de alfaiataria continuam a resistir ao teste tempo. “O blazer feito à medida ainda desempenha um papel relevante”, esta é a convicção de Giorgio Armani. Aos 90 anos, o famoso designer de moda continua a afirmar que “um blazer leve é tão prático quanto um casaco desportivo”, conforme revelou à revista “Wallpaper”.
A introdução do blazer de corte masculino no vestuário feminino ocorreu nos anos 60, impulsionada por Yves Saint Laurent. Contudo, a aceitação desse estilo só se consolidou duas décadas depois, especialmente com o filme “Uma Mulher de Sucesso” (1988), onde Melanie Griffith interpretava uma mulher ambiciosa cuja roupa refletia as suas aspirações no ambiente profissional.
Hoje em dia, os blazers continuam a simbolizar poder e elegância, e em 2024 continuam a surgir novas tendências. Desde fatos descontraídos a coletes, passando por peças separadas e personalizadas, a alfaiataria é revisitada de forma contemporânea.
Para esta estação, a estética minimalista domina o street style, com exemplos como casacos cinzentos, saias lápis, coletes de riscas e camisas brancas, frutos das criações de marcas como Proenza Schouler, Max Mara, Bottega Veneta e Gucci, que ditam o tom.
Os blazers aparecem também com cortes oversized e têm sido reinterpretados com novos detalhes inovadores. Os cortes assimétricos, a colocação de botões de formas inventivas e as combinações arrojadas de tecidos estão a transformar o casaco clássico numa peça tão intemporal quanto marcante.
Estas propostas de blazer são um dos epítomes da versatilidade na moda, permitindo uma transição fluida de um look casual, quando aliados a calças de ganga, para um visual mais formal, com umas calças a condizer.
Independentemente do tipo de peça — calças, saias ou calções — o corte de cintura alta é universalmente lisonjeiro, realçando a silhueta feminina. Esta é mais uma tendência que perdura ao longo do tempo e que complementa as peças superiores, destacando a importância dos clássicos, como defende Giorgio Armani.
A NiC reuniu uma seleção de conjuntos de alfaiataria nos quais pode apostar, com modelos a partir dos 14,99€. Carregue na galeria para os conhecer.