É um dos maiores medos das mulheres que nasceram com cabelos naturalmente ondulado. No espelho, veem com frequência aquela aparência indesejada de fios de cabelo arrepiados e desalinhados, com uma textura irregular e aspeto eletrificante. O termo usado por muitas delas para descrever o fenómeno é “pesadelo”, mas não se trata de nada mais do que o infame efeito frisado — ou frizzy, em inglês.
Nos anos 80, o cenário era outro. Graças à influência da cultura pop, muitos ícones da música como Whitney Houston, Madonna ou Cindy Lauper, ostentavam orgulhosamente este aspeto eletrizante. Apesar das reações mistas, milhares de pessoas foram influenciadas para assumir a textura da sua cabeleireira — fosse afro, encaracolada, ondulada ou com outro tipo de volumes.
Este ano, apesar dos detratores, o estilo tem crescido à medida que o verão se aproxima com a popularidade de uma moda chamada “fluffy hair”. Nada mais é do que um penteado que aposta tudo na textura natural e com mais volume dos cabelos. A verdade é que, embora muitas mulheres ainda o associem a fios desidratados ou sem definição, já não tem de ser assim.
“A tendência dos cabelos com aparência natural já está forte, mas vai dominar ainda mais o mundo da beleza”, revela à NiT o hairstylist Márcio Machado, finalista da versão brasileira do reality show “The Cut”. “Vejo muitas mulheres em Portugal com o cabelo naturalmente ondulado que podem usar essa textura a seu favor. E as que não têm, querem ter.”
Nos últimos tempos, vários dos penteados fotografados nas passarelas das semanas de moda têm transitado para as ruas. Depois das irmãs Bella e Gigi Hadid terem desfilado com o look messy para a marca Tom Ford, no final de 2023, a tendência instalou-se. Desde então, o penteado passou a ser assumido por nomes como a atriz portuguesa Matilde Reymão ou por personalidades internacionais como Matilda Djerf, Sabrina Carpenter ou Rita Ora.
Ver esta publicação no Instagram
Quer tenha caracóis, ondas ou outro tipo de volumes, existem várias formas de manter a cabeleira com um aspeto fofo (como o nome da tendência sugere) e com um aspeto saudável. Normalmente, o segredo está no uso dos produtos adequados em casa para ter uma hidratação mais profunda, mas também numa rotina de beleza que priorize as necessidades destas curvaturas e padrões com muita personalidade.
Quais são os principais erros?
“Deve começar por escolher de produtos de qualidade como champô e condicionador, formulados para promover o volume dos fios”, refere. “Procure, por exemplo, por rótulos que contenham ingredientes como proteínas e queratina, que não só fortalecem os fios como adicionam corpo ao cabelo.”
Além disso, deve optar por sugestões mais leves e que não sobrecarreguem a cabeleira. O uso excessivo de produtos de styling pesados, como as ceras, deve ser evitado para não deixar o cabelo demasiado pesado e sem movimento.
“Uma das dicas mais importantes é deixar os fios secarem naturalmente sempre que possível. Não é recomendado esfregar com uma toalha. Isso causa frizz e torna-os mais quebradiços devido ao atrito causado”, explica. “O melhor é pressionar sempre suavemente para retirar apenas o excesso da água após a lavagem e evitar danos que contribuem para uma aparência irregular e desalinhada.”
Esta fricção pode causar ainda “ar a abertura das cutículas, tornando os fios mais suscetíveis à absorção de humidade do ambiente. E quando absorvem esta humidade em excesso, ficam mais propensos a inchar e a ficar com uma aparência mais descontrolada”.
Para preservar a curvatura dos fios, também é recomendada a utilização de um secador como difusor. Por um lado, vai ajudar a distribuir o calor de forma mais uniforme. Por outro, as ferramentas térmicas exigem sempre um cuidado. “É importante ter um produto de proteção”, realça o profissional.
A dica aplica-se também a todas as mulheres que apresentam uma cabeleira maioritariamente lisa e, por isso, terão de recorrer a um modelador para criarem ondas. Nos outros casos, o esforço para manter o penteado “é mínimo” e beneficia da vantagem “de não ter que escovar o cabelo nem de fazer um brushing para finalizar”.
Este tipo de cabelo requer ainda, segundo o profissional, um produto indispensável. Falamos de um bom spray texturizante que pode ser em mousse, para uma aparência mais matte, ou em óleo, se preferir um efeito mais brilhante e lustroso. A escolha depende sempre do efeito desejado para o acabamento.
Carregue na galeria para descobrir 11 penteados que fazem qualquer mulher parecer mais nova.