Nos final dos anos 80, enquanto a moda estava obcecada com silhuetas extravagantes e designs experimentais, Roberto Verino seguia em contramão. Nas passarelas, o criativo espanhol mantinha-se fiel a uma abordagem clássica que muitos críticos viriam a apelidar de conversadora ou pouco ousada.
O mercado do luxo focava-se numa inovação radical, mas o designer galego preferia seguir um estilo a que chamou “espírito de vanguarda intemporal”. Convicto de que “a moda é um estilo de vida”, foi ao encontro do consumidor através de cores que não desaparecem e detalhes arrojados.
Ao longo de quatro décadas, a marca consolidou-se como uma referência dentro e fora do mercado espanhol. A qualidade dos designs valeu-lhe a aprovação de nomes como a rainha Letizia e a filha, a princesa Leonor, duas embaixadoras da marca, e da rainha Rania da Jordânia, assim como milhares de outras mulheres.
“Visto a alma das pessoas, porque o que interessa é que a pessoa use o vestido e não que o vestido use a pessoa”, referiu à RTV. Este é um exercício focado em seduzir uma minoria, confessa, “mas essa minoria está feliz” com o que traz e também o criativo está feliz por ser escolhido.
Apesar da vasta oferta, o catálogo da etiqueta destaca-se pela vasta gama de carteiras que combinam um sentido prático e estética. Um dos modelos mais desejado chama-se Rita, uma mini bolsa em pele vermelha granulada, com pega e alça de ombro removíveis, assim como um logótipo metalizado.
O estilo Verino garante que a mulher “não vai estar igual a toda a gente”, segundo o criador. Tratam-se de acessórios com linhas limpas, formas intemporais e matérias-primas de qualidade. Em termos de tonalidades, abundam as cores discretas, com alguns desenhos com apontamentos mais garridos. Através destas criações, o criador procura transformar um closet num guarda-roupa mais emocional. “Sempre que os abrimos e escolhemos uma peça de roupa, todas nos vão recordar do que aconteceu quando a usámos da última vez. É quase como escrever um diário. Parece-me que a nossa vida tem de ser exemplar”, sublinha.
Segue-se o mercado português
Após ter conquistado o mercado espanhol, a marca tem trabalhado na internacionalização. Portugal é um dos principais países no radar, assim como um dos dois mercados onde tem fortalecido a presença, a par do México. Embora não sejam revelados os próximos passos, a ambição é crescer no País. Por cá, já está presente através dos armazéns El Corte Inglès em Lisboa e no Porto, assim como em lojas próprias em vários centros comerciais como no NorteShopping, em Matosinhos. Ainda é um número reduzido de aberturas, mas este cenário está prestes a mudar nos próximos anos.
Esta estratégia surge na mesma altura em que a marca, através da atual diretora-executiva da insígnia, Dora Casal, procura ampliar o público alvo para chegar a mulheres mais jovens, destacando-se como referência no mercado de luxo silencioso, segundo explicou o jornal “El País”. “As nossas clientes têm a partir de 45 anos e quero que uma mulher de 35 veja a Roberto Verino não como uma marca de mãe, mas como uma etiqueta com o qual se pode sentir confortável”, acrescenta à mesma publicação. “Quero alargar o target e, para isso, fazer produtos mais jovens e uma comunicação diferente.”
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Os números não enganam e esta visão trouxe um ano positivo para o negócio. Entre março de 2023 e fevereiro do ano passado, alcançou um volume de vendas de 30,37 milhões de euros, com as exportações fora de Espanha a passarem de 8 para 18 por cento. É o segundo ano consecutivo em que soma lucro.
Com 168 pontos de venda, mais oito do que em 2023, a empresa pretende aumentar este número em três a cinco lojas no próximo ano. Ao mesmo tempo, continua a aposta no online, sendo que Casal acredita que, atualmente, os dois sistemas podem coexistir na perfeição.
“O luxo tornou-se mais luxuoso”
Foi após uma vasta experiência em Paris, França, onde estudou belas artes, que Manuel Roberto Mariño Fernández, mais conhecido por Roberto Verino, descobriu a paixão pela moda. Nessa altura, explicou ao “A Toda Moda”, apenas ambicionava viver num país e ambiente diferente daquele que conhecia até então.
Como era o terceiro de seis irmãos, todos a estudar, teve de encontrar uma forma de responder às despesas. Esta necessidade levou-o a encontrar o emprego que transformaria a sua vida, no desenvolvimento de pronto a vestir. “Quando entrei numa empresa de moda, fiquei logo cativado”, recorda.
O seu desejo, contudo, não era apresentar-se em Paris, mas regressar ao país onde nasceu para construir uma carreira. “Consegui um patrocínio [de uma loja local] que me permitiu desenvolver este projeto a partir de Espanha. Tinha um objetivo muito claro: evitar que os jovens tivessem de partir para encontrar oportunidades.”
Roberto lançou a primeira coleção feminina de pronto-a-vestir em 1982. Dois anos mais tarde, participou pela primeira vez na semana a da moda de Madrid, então conhecida como da Pasarela Cibeles de Madrid.
Desde a estreia, passou a desempenhar um papel de destaque no mundo da moda espanhola. Recebeu inúmeros prémios e reconhecimentos, como a prestigiada Medalla al Mérito de las Bellas Artes, a Aguja de Oro e o Prémio T da publicação de moda “Telva”, tendo atraído vários nomes mediáticos.
Com este crescimento, o designer foi ajustando a marca ao atual cenário da moda. As propostas já não são divididas de forma sazonal, entre primavera-verão e outono-inverno, mas há entradas durante todos os meses do ano, aproximando-se das necessidades dos consumidores.
Numa altura em que “o consumo está muito polarizado porque há um desfasamento entre o cabaz de compras e o poder de compra, essa polarização também chegou à moda, com a expansão das marcas low cost”, destaca Casal ao “El País”. “O luxo tornou-se mais luxuoso.”
“Sempre fomos uma marca que integrou as tendências no seu próprio estilo de vida e, com isso, criou um estilo próprio que agora se chama luxo silencioso, uma estética muito Verino, que gera muitas reações”, conclui, provando, lá está, que o vanguardismo pode ser intemporal.
Além dos pontos de venda físicos, pode encontrar as propostas da Roberto Verino no site oficial da etiqueta. Os preços das carteiras começam a partir dos 89€.
Carregue na galeria para conhecer algumas das propostas.