compras

Água micelar no cabelo: a nova obsessão de beleza que está a substituir o champô seco

O método ajuda a limpar e a reduzir a oleosidade do couro cabeludo. Porém, há alguns cuidados a ter.
Conheça os benefícios.

Imagine uma situação em que gostaria de lavar o cabelo, mas não tem tempo para o secar nem arranjar. Por exemplo, quando vai ao ginásio e, mesmo sem transpirar muito, os fios ficam com um aspeto baço e pouco limpo — um verdadeiro pesadelo que afeta a autoconfiança de qualquer pessoa.

É nestes momentos que o champô seco, — de aplicação rápida e sem necessidade de enxaguamento — se torna um aliado essencial. Além de dar volume e textura ao cabelo, e ajudar a manter o penteado por mais tempo, este tipo de produto também permite reduzir a frequência das lavagens, preservando os óleos naturais do couro cabeludo.

Embora possa tornar-se um favorito entre as mulheres, não podemos ignorar as desvantagens. Se for usada em excesso, esta solução cosmética pode ressecar o couro cabeludo, deixar os fios quebradiços e favorecer a acumulação de resíduos. 

Recentemente, a Internet descobriu uma alternativa surpreendente a este SOS capilar. Trata-se de um produto básico de limpeza facial que, de acordo com milhares de vídeos no TikTok, oferece os mesmos benefícios do champô seco, mas com menos efeitos nocivos no cabelo: a água micelar.

Esta opção, que antes estava limitada apenas às rotinas de beleza, começou a conquistar as adeptas dos cuidados para o cabelo. Alegadamente, é um produto suave que não só purifica, mas também controla a oleosidade do cabelo.

“A popularidade deve-se ao facto de limpar o couro cabeludo sem retirar os óleos naturais. Tornou-se uma alternativa ao champô seco por ser um método mais suave e menos agressivo”, explica à NiT o cabeleireiro André Rossi.

Apesar de levantar várias questões, desempenha funções semelhantes no cabelo e nos cuidados com a pele. Estes desmaquilhantes são compostos por micelas — pequenas moléculas que ajudam a água a interagir com a sujidade — que “retêm a oleosidade e outras impurezas, fazendo com que sejam fáceis de enxaguar”, acrescenta.

 

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Amy Chang (@amychang)

 

Inventada em 1991 pela NAOS, a água micelar foi desenvolvida para evitar o contacto entre a água da torneira e as peles mais sensíveis. Ao ser formulada apenas com ingredientes que não precisam ser removidos da pele, tornou-se a primeira fórmula de limpeza sem enxaguamento.

Quando são aplicadas no couro cabeludo, as micelas tornam-se uma espécie de ímanes. Atuam de forma a retirar apenas o excesso de sebo, de sujidade ou outros resíduos, sem afetar o clico natural da hidratação. Ou seja, não tem o mesmo efeito seco que um champô seco.

Limpeza suave e hidratação

“Ao contrário dos champôs tradicionais, a água micelar não seca os fios”, defende. Em vez disso, o especialista refere que, como ajuda a manter a humidade natural do cabelo, contribui para a hidratação e torna-o menos propenso para a secura ou para o frizz que todas tentam combater no verão.

A eficácia mantém-se quando é usada na limpeza suave, sobretudo em pessoas com o couro cabeludo mais sensível. A exceção são os indivíduos com alergias a certos ingredientes presente na fórmula, que devem fazer um teste antes de o utilizar.

Na verdade, há vários cuidados a ter. Antes de utilizar esta solução líquida, deve diluí-la com água para evitar qualquer a potencial acumulação de resíduos. “Deve minimizar os produtos de styling pesados para evitar que haja uma acumulação que sobrecarregue o couro cabeludo”, sublinha.

As opiniões de quem já experimentou parecem confirmar isto. “Passei [a água] na linha do cabelo, onde normalmente pulverizava champô seco. Sentirão imediatamente uma pequena sensação de arrefecimento no couro cabeludo, que achei super refrescante”, escreveu Jessica Harrington, na revista “Popsugar”.

E acrescentou: “Após sentir que tinha aplicado o suficiente para absorver toda a sujidade e oleosidade, passei o pincel e deixei-o repousar durante alguns minutos antes de avaliar o resultado”. E notou o que os adeptos da tendência apontam: mais brilho, menos oleosidade e menos peso.

O fenómeno não significa que deve descartar o champô seco, atenção. Se tiver fios extremamente oleosos, a água micelar pode não ter um poder de limpeza suficiente. O truque parece estar em alternar entre esta fórmula e o champô seco tradicional, consoante as suas necessidades capilares.

Carregue na galeria para conhecer os champôs de cebola que estimulam o crescimento dos cabelos.

 

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA