A mudança de ano trouxe más notícias para as minimalistas, sobretudo no que à manicura diz respeito. Após fenómenos como o rosa Barbie (podemos agradecer a Margot Robbie) e a febre néon, os próximos meses vão virar-se para o minimalismo. De Milão a Londres, vimos unhas adornadas e metálicas, com cores ousadas e designs divertidos, em todo o lado.
Com tantos estampados e contrastes, também haverá momentos mais subtis e suaves. Para 2025, os nail artists internacionais também têm procurado alguns estilos mais minimalistas, com os tons leitosos de lavanda ou azul pastel a crescer. Mas as opções não se vão ficar pelos pigmentos claros.
À medida que as pessoas adotam tons mais terrosos e neutros, as unhas de gel castanhas têm vindo a ganhar terreno. Chiques, intemporais e trendy, continuam a dominar os feeds das redes sociais desde que regressaram, no ano passado — e, em 2025, o cenário vai continuar.
Uma vez que oferecem uma alternativa versátil aos vernizes mais tradicionais, têm conquistado inúmeras pessoas. Uma das fãs é a atriz Rita Pereira. “Já não consigo largar o castanho chocolate”, escreveu num vídeo partilhado nas stories do Instagram, onde mostra a manicura.
Porém, não está sozinha neste amor recém-descoberto pelo castanho chocolate. A tonalidade tem aparecido em inúmeras manicuras de celebridades este inverno, entre elas Blake Lively, Selena Gomez e até mesmo Hailey Bieber, um dos nomes que mais ditam tendências na atualidade.
Mais recentemente, Sofia Richie também mostrou a sua aprovação ao partilhar a escolha nas redes sociais. “Adoro a cor das unhas”, comentou a nail artist das celebridades, Betina Golstein, confirmando que é um estilo ao qual devemos estar atentos nos próximos meses.
A aposta surge após a Pantone ter escolhido o Mocha Mousse, correspondente ao número 17-1230, como a cor que vai dominar 2025. Isto significa que esta tonalidade quente e rica, transmite as “qualidades deliciosas do chocolate e do café”, vai inspirar as escolhas na moda, beleza e decoração.
No caso da beleza, a influência começou por surgir graças a propostas como o batom Rhode Espresso de Hailey Bieber. A aposta em referências a comidas e bebidas para rotular produtos ou tendências tem dominado a comunicação das marcas e, ao que parece, vai continuar.
Quais os melhores tons de castanho?
Seja com um efeito metalizado ou em tons neutros, o castanho é fácil de combinar e tem sempre um ar sofisticado. Descrito como “tonalidade castanha quente, impregnada de riqueza” dá um ar mais luxuoso a qualquer manicura.
Escolher o melhor verniz para cada pessoa “implica ter em conta o subtom e a profundidade da pele”, explicam Yana Galiyeva e Maria Sharova, especialistas em tendências de unhas, à revista italiana “Grazia”. Testar os tons na pele pode ajudar a encontrar a combinação mais lisonjeira.
Se tiver subtons quentes, por exemplo, deve optar por alternativas com subtons mais quentes, como o caramelo. Se forem mais frios, opte por castanhos com subtons também mais frios, como o taupe. “Os tons de pele mais profundos podem ficar bem com castanhos mais ricos e mais escuros”, sublinham.
O facto de ser um pigmento discreto já funciona a favor de muita gente, uma vez que permite inúmeras possibilidades. É possível optar por uma manicura mais minimalista ou por pormenores detalhados, caso seja fã de nail art. Pequenos apontamentos também são um bom ponto de partida para quem tem mais receio.
Esta tendência coincide com alguns dos estampados mais populares da estação. Falamos do padrão de leopardo, de vaca ou até de tartaruga, que já conta com milhões de pesquisas nas redes sociais. Normalmente, todos resultam da mistura de vários tons neutros e achocolatados.
Além disso, os formatos variam entre os mais curtos e pontiagudos, passando pelos quadrados. E não falham as manicuras mais clássicas como as french tips, podendo o arriscar nas pontas castanhas para um toque que é, em simultâneo, contemporâneo, intemporal e chique sem grande esforço.
Carregue na galeria para ver algumas manicuras onde se pode inspirar para aderir à cor da estação.