compras

A nova marca de roupa conimbricense criou T-shirts minimalistas da Praia da Tocha

A Ocean's Praia da Tocha nasceu em maio pelas mãos de um jovem de 18 anos, com o objetivo de levar o nome da zona mais longe.
Para experimentar.

A família de Gonçalo Dias sempre teve um carinho especial pela Praia da Tocha, algo que curiosamente foi passando através de gerações. “Desde pequeno que os meus pais insistiam em passar a maioria do tempo na praia, era como se fosse uma forma de relaxar após semanas de trabalho”, começa por explicar. Desde que nasceu, que todos os tempos livres eram passados nessa zona balnear.

Há vários anos, o avô materno construiu um palheiro na Praia da Tocha que, ao longo dos anos, foi mudando de funções e, mais recentemente, servia de garagem. Depois da sua morte, há cerca de nove anos, a família de Gonçalo esforçou-se para remodelar o espaço, de forma a que as visitas a Cantanhede se tornassem mais frequentes. “A minha avó ficou sozinha e acabámos por aproveitar a viagem para lhe fazer companhia”, explica o jovem de 18 anos.

“Sempre soube que queria levar o nome da Praia da Tocha mais longe, mas nunca tinha colocado essa ideia em prática”, explica. A verdade é que o facto de não ter entrado na faculdade nem no curso pretendido na área da saúde, incentivaram Gonçalo a avançar com a ideia que nasceu em 2023. “Tive muita margem para planear e pensar. Queria aproveitar a oportunidade”, salienta. Nesse sentido, nasceu a marca Ocean’s Praia da Tocha, em maio deste ano.

Apesar de sentir que a praia começa a receber cada vez mais turistas, considera que, por vezes, é “esquecida” devido à sua localização. “Estamos entre duas grandes praias, a de Mira e a de Quiaios e não somos tão reconhecidos por isso. A Praia da Tocha é mais reconhecida pelos habitantes”, afirma. Por isso, o responsável pretende utilizar a marca para levar o nome da praia mais além.

De momento, a Ocean’s Praia da Tocha produz apenas T-shirts com diferentes estampados, por serem “peças utilizadas no dia a dia e bastante versáteis”. No entanto, todos foram criados e pensados por Gonçalo. “As ideias foram surgindo de forma natural, até que comecei a desenhar o que pretendia”, acrescenta ainda.

O primeiro design que surgiu foram as coordenadas que, além de terem a localização exata da praia, desvendam um segredo. “Nesse local é onde todos os pontos fundamentais da Praia da Tocha se juntam e o depósito de água completa o barco dos pescadores”, explica. A imagem de infância de Gonçalo resultou também no logótipo, onde acrescentou apenas a rede de pesca em homenagem aos pescadores.

Todas as peças são de algodão e os desenhos são feitos à mão. Como detalhe final, na etiqueta, pode ler uma pequena brincadeira: “50 por cento praia, 50 por cento mar e 100 por cento praia da Tocha”. As T-shirts são 25€ e pode encomendar através de mensagens privadas ou pelo email (oceanspraiadatocha@nullgmail.com). A peça chega até si num prazo de quatro a dez dias úteis.

Caso o negócio corra bem, o fundador pretende abrir um novo conceito em Cantanhede, uma loja/bar, daqui por cinco anos. “Quero levar a missão mais longe e abrir um espaço físico para as T-shirts com boa comida e vista para o mar”.

Carregue na galeria para conhecer as peças da nova marca conimbricense.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA